Resenha: A Invenção de Hugo Cabret - Brian Selznick

em 22 de janeiro de 2015





Sinopse

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo toma conta dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento da máquinas.

A sobrevivência de Hugo depende do anonimato:ele tenta se manter invisível porque guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.

Um desenho enigmático, um caderno valioso, uma chave roubada e uma homem mecânico estão no centro desta

intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagens, mistura elementos dos quadrinhos do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura.









" Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras. "




A Invenção de Hugo Cabret
Páginas : 533
Autor : Brian Selznick
ISBN : 9788576752035
Editora : SM
Gênero : Fantasia

Ano de Publicação : 2007



Este é o quarto livro da Maratona Literária #EuTôDeFérias.

Eu conhecia esta história devido ao filme homônimo, vi no cinema logo que estreou anos atrás, não imaginava que seu livro era tão encantador quanto.


Um livro super bem feito, todo ilustrado, com uma história mágica e magnífica. Quase 80% desta história é contada através de imagens, muito belas, a maioria feitas a mão e outras são fotos reais de filmes antigos.

Hugo Cabret é um menino bem calmo e ingênuo que mora com seu tio, que é o responsável pelo funcionamento do relógio da estação de trem, onde eles vivem ao fundo, nos anos 30. Um dia seu tio sai e não retorna, deixando o garoto sozinho no mundo, tendo que se virar para se sustentar, passa a praticar pequenos roubos e conta com a ajuda de alguns comerciantes do local para se alimentar.






"... antes de virar a página, quero que você se imagine sentado no escuro, como no início de um filme. Na tela, o sol logo vai nascer, e você será levado em zoom até uma estação de trem no meio da cidade. Atravessará as portas de um saguão lotado. vai avistar um menino no meio da multidão e ele começara a se mover pela estação. Siga-o, porque este é Hugo Cabret. Está cheio de segredos na cabeça, esperando que sua história comece."


Ao longo da história descobre um autômato, um robô antigo que ele tenta de toda forma fazer funcionar, conhece Isabelle uma garota linda e muito inteligente, numa biblioteca, que passa a ajudá-lo nesse entrave.


O filme é muito mais dinâmico e é extremamente fiel ao livro, um complementa o outro.







Recomendo a todas as idades, este livro foi doado aos alunos do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, espero que a maioria tenha lido, pois é maravilhoso!


Uma ode ao cinema, pois reconta a história de Georges Meliès, de forma fictícia mas belíssima, para quem ama o cinema é um prato cheio.










O filme é de 2012, dirigido por Martin Scorsese, com Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen e Asa Butterfield, está disponível em Blu - Ray e DVD. Vale muito assistir, é para todas as idades, com atuações impecáveis e efeitos deslumbrantes.


Segue o trailer abaixo:









Até a próxima,




19 comentários

  1. Oi Nanda..
    Acredita que até hoje nãoo vi o filme inteiro.
    Só vi um pedacinho, mas gostei. O livro deve ser bem melhor né.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também vi o filme quando estreou e gostei bastante. A história é meio melancólica e um pouco triste, na minha opinião. Mas vale a pena!
    As ilustrações devem ser lindas mesmo. Quem sabe um dia eu me anime!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Nanda!
    Tive oportunidade de assistir o filme e fiquei encantada. Se o filme é fiel ao livro, então o mesmo deve ser bom demais também e se tem ilustrações, fica ainda melhor, mais dinâmico e divertido.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que tinha livro o.o. O filme eu parei na metade porque achei chato e não tava entendendo nada. Mas depois de saber que tem livro, eu posso até dar uma chance :)

    www.chamandoumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não gosto muito de fantasia mas acredita que este livro me chamou a atenção para lê-lo rs. E leria junto com meu filho. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Nanda
    Eu adoro o filme.. já olhei umas três vezes.. Que bom saber que ele é fiel ao livro, poucos filmes acabam saindo tão fiéis aos livros. Ahhhh, mas me deu vontade de ler só pelas gravuras, deve ser lindo mesmo...

    Beijãoooo

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fantasia não é bem minha área, não sei se veria o filme ou leria o livro, mas algo que realmente me chamou atenção e que fiquei desejosa é que ele foi doado aos estudantes, na minha época eles não faziam nada disso para incentivar a leitura, achei isso mágico e parabéns pelo post :)

    ResponderExcluir
  8. esqueci do blog kakakak
    http://cantodadomino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. eu gosto de ilustrações, mas vi esse livro por dentro e n me animou muito =/
    sei lá. enfim a história n me chama atenção e pelo pouco que li por ae, tenho certeza q a leitura n é do meu estilo. infelizmente to passado esse livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanda!

    Eu nunca li esse livro, mas já assisti a adaptação e achei um amor!
    Bom saber que o livro é fiel ao filme, me dá vontade de lê-lo.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu assistir esse filme e realmente e mto bom, ainda nao li o livro nem sabia que tinha o livro, mais deve ser encantador tbm, amoo livros ilustrados são mtoo bons para aperfeiçoar a imaginaçao kk bjos

    ResponderExcluir
  12. Ainda não vi o filme e confesso por pura preguiça, mas imagino que a ilustração do livro deva ser muito bonita.
    Jura que deram esse livro nas escolas? Verei se algum primo meu pequeno recebeu hahahaha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu sou apaixonada pelo filme. Não tive oportunidade de ler o livro ainda, mas quero. Adoro livros que tenham ilustrações lindas como esse livro. Só de lembrar do filme do Martin...suspiros...haha

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  14. Só assisti ao filme e ele é de simplicidade.
    Essa coisa da fantasia que encanta quem tem 8 ou 80 anos.

    ResponderExcluir
  15. Quando li "Hugo Cabret" tinha a certeza que já tinha ouvido falar.
    Agora me lembrei.. Minha amiga levou o livro pra escola porque ela estava querendo terminar logo. E eu peguei pra ver o porque dela estar tao animada.. Li as primeiras páginas e amei.. No outro dia pedi pra ela pra continuar a leitura mas ela nao tinha levado depois eu esqueci de pegar emprestado.. Agora que fui lembrar dele e um otimo livro!
    Não sabia que tinha o filme.
    Quero pegar pra terminar de ler o livro.

    ResponderExcluir
  16. Já ouvi falar taaaaanto de Hugo Cabret, mas nunca assisti ao filme e nem li o livro. Mas sempre me atraiu! Parece uma história tão incrível, tao mágica e sensível. Queria conhecer, mas ainda não tive oportunidade. Ele tá na minha lista faz um tempinho, mas acabo sempre colocando outros na frente :/ Haha. Fora que eu amo ilustrações, deve ser muito lindo *-*

    ResponderExcluir
  17. Oi! Já assistir só um pedacinho do filme, mas também me encantei por ele. Não sabia que existia um livro e estou surpresa. Amo livros ilustrados, me encantam e deixa a fantasia rolar solta. Com certeza, é um livro para recomendar e ser lido por todas as idades.

    ResponderExcluir
  18. Hey
    Não consegui parar de ler até terminar a resenha. Seu texto me prendeu de uma forma que não dá pra explicar. Me senti dentro do livro, lendo o quote que você disponibilizou. Adorei!

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Esse livro está na minha lista dos desejados faz um tempo....
    Acho a edição dele tão linda.... enfim, a história parece bem envolvente. :)

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!