Resenha: Quatro Estações - Stephen King

em 5 de dezembro de 2014


SINOPSE: 

Quatro histórias que retratam o cotidiano de personagens comuns. Em "A primavera eterna", um homem tenta escapar de uma prisão de segurança máxima, após uma condenação injusta. Esta história foi adaptada para o cinema sob o título "Um sonho de liberdade". "Verão da corrupção" traça o relacionamento entre um adolescente e um velho nazista. Também adaptada para o cinema sob o título de "O aprendiz". Em "O outono da inocência" um grupo de jovens encontra um corpo, marcando sua passagem para o mundo adulto. Foi para a telona com o título de "Conta comigo". A última história, "Inverno no clube" traz a luta de uma mãe para salvar seu filho.


QUATRO ESTAÇÕES
STEPHEN KING
                                  Editora: SUMA DE LETRAS                                
              Ano: 2013                 
Nº págs: 540
Gênero: Drama, Sobrenatural












Quatro Estações estava nos meus desejados há anos até que encontrei no Mercado Livre uma edição antiga e bem rara(imagem acima), pois a editora não havia reeditado a obra ainda, foi um dos melhores livros do autor que eu já li.

É composta por quatro histórias, sendo três delas já adaptadas para o cinema.

A Primavera Eterna

A primeira história: RITA HAYWORTH E A REDENÇÃO DE SHAWSHANK, deu origem a adaptação Um sonho de liberdade, uma bela história que deu um maravilhoso filme, já adianto que foi é muito fiel, ambos muito bem feitos. Claro que as personagens não tem as aparências da história do livro, nem tudo é perfeito, mas a história em si é bem fiel sim, tanto no livro quanto no filme sofremos com o drama de Andy Dufresne, uma espécie de “Conde de MonteCristo”.

O Verão da Corrupção

O segundo conto é Aluno Inteligente, que deu origem ao filme O Aprendiz, sobre um garoto de 13 anos que se aproxima de um vizinho que foi soldado durante a 2ª Guerra Mundial e o faz relembrar do seu passado negro, e contar com detalhes sobre sua experiência, claro que esta é uma história sobre psicopatas, o crescimento das personagens durante suas lembranças dão arrepios.

O Outono da Inocência

Já o terceiro conto chama-se O Corpo, e nele tivemos o filme Conta Comigo, que foi meu preferido na infância, sobre um grupo de garotos que partem de suas casas, sozinhos em busca de um cadáver, no decorrer da história, partilham seus dramas pessoais e como são apenas crianças, não tem como não se comover com suas histórias, e a canção tema deste filme até hoje é das minhas preferidas: Stand By Me de Ben E. King.

O Inverno no Clube

A última história chama O Método Respiratório, que ainda não virou filme e desde 2012 cogita-se sobre isso. De todas as histórias foi a mais fraca na minha opinião, neste conto todas as quintas histórias são contadas num clube, sendo a que antecede o Natal a mais esperada do ano. Num Natal específico contam sobre uma mãe que luta para conceber seu filho, de todos é o mais sobrenatural, e com a cara das histórias do nosso mestre.

Recomendo muito este livro aos fãs do autor e de livros nessa temática.


Até a próxima,



10 comentários

  1. Oi Aione..
    Falam muito bem do autor, mas não sei se leria o livro.
    Que bom que sua espera valeu a pena né.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do Stephen! Mas gosto disso de associar as quatro estações, me lembrou a série Foi Assim que te Amei da Adriana Brazil, que tem um livro pra cada estação (Outono de Sonhos, Inverno de Cinzas, Primavera de Cores e Verão de Conquistas); mas é uma única história. Enquanto esse são quatro histórias diferentes! Muito legal isso, haha.
    Acho que a mais interessante é O Verão da Corrupção. Não conhecia esse livro e não me lembro de ter assistido a nenhum dos três filmes, mas parece ser bem legal mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Fantástico!! Stephen King é muito bom.
    Apesar de algumas adaptações cinematográficas não terem sido tão bem realizadas, muitos filmes viraram sucesso, inclusive "Um sonho de liberdade" é o nº 1 do IMDB. Incrível!!
    Quero muito ler esse livro. Tenho certeza absoluta que vou gostar.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ohhh mais um livrinho do King eu só li até hoje dele a hora do lobisomem
    mas tenho aqui em casa o apanhador de sonhos acho que será a minha proxima leitura
    :a bjokas e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  5. Stephen como sempre fazendo seu melhor.
    Vi que cada história tem 1 estação (o título já diz)
    Mas com certeza isso deve se ligar de algum modo,ao decorrer do livro?
    Caramba, edição bem antiga mesmo em, achei até estranho.
    Gostei de O inverno no clube, por amar o frio e também a história me interessou mais pela sinopse.
    Beijos Fernanda,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar do autor, porém nunca li nada dele, pois até agora nenhum me chamou a atenção. É tão bom quando encontramos um livro que desejamos há muito tempo não é mesmo ? Apesar de as histórias abordarem assuntos legais, não faz muito meu estilo, mas fico feliz pela sua espera ter valido a pena e recomendarei o link para quem gosta do autor, afinal é sempre bom conhecer um pouco mais do livro até para aguçar mais a imaginação e vontade ! Beijos, Bruna

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda o autor é muito bom. É um livro de contos?
    Bjs,Rose

    ResponderExcluir
  8. Não gosto do tipo de histórias de Stephen King rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sim Rose, é um livro com 4 contos, entre terror, suspense e dramas!

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita curiosidade em conhecer as historias de Stephen king, acho que os livros de suspense dele sao do tipo que prendem o leitor ate o fim, mas confesso que o tamanho de suas historias me deixam com preguiça de começar :/ pois nao sei se vou mesmo gostar ou se seria apenas impressao. Mas adorei as resenhas destes

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!