Resenha Outlander - A Viajante do Tempo

em 4 de novembro de 2014


A Viajante do Tempo 

Diana Gabaldon - 800 páginas - Saída de Emergência Brasil 


Claire, a protagonista de A viajante do tempo é uma mulher de personalidade forte, lutando para se manter num mundo de homens violentos, que busca seu verdadeiro amor enquanto participa de importantes acontecimentos da história. Claire Beauchamp Randall foi separada de seu marido Frank pouco depois da lua-de-mel, quando ele foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, Claire e Frank se reencontram e retomam a vida que tinham em comum numa viagem a Escócia. Mas o reencontro não ocorre da forma esperada. Parece haver entre a esposa e o marido um distanciamento muito maior do que aquele causado pelos anos de guerra. Ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, Claire finalmente vai conhecer seu destino.








Edição: 2
Editora: Saída de Emergência Brasil
ISBN: 9788567296227
Ano: 2014
Páginas: 800
Tradutor: Geni Hirata


Não sei bem como começar está resenha, este livro é intenso e são muitas páginas e muitas anotações, são tantas coisas que gostaria de contar, mais não quero dar Spoilers e ao mesmo tempo quero dizer tudo o que senti, rs, contraditório. Vamos lá!



Conheci este livro por intermédio da mídia com o sucesso do seriado que foi magicamente adaptado, eu digo mágico porque as mudanças não foram tantas, foram singelas.

Fiquei alucinada conforme as páginas corriam pelos meus olhos sem sentir, e sempre em dado momento eu perguntava a minha amiga Juliana até onde eu poderia ver o seriado para evitar ver algo que ainda não tinha lido. E assim segui lendo e vendo o seriado. Foi maravilhoso dar rosto aos personagens tão cuidadosamente criados pela autora, também reitero aqui que admiro a autora por criar não só este livro como a série toda, nota-se o cuidado de Diana Gabaldon em suas pesquisas, pois retratar o passado cheio de costumes não deve ter sido fácil. Mais claro que tem sempre alguém que critica um erro ou outro, mais quem não comete erros, não é mesmo?

A Viajante do Tempo é dividido em partes e em cada uma delas conhecemos um pouco mais desta mulher forte que é Claire, ela é enfermeira e serviu ajudando durante a segunda guerra mundial, sua vida não foi fácil desde a perda de seus pais, o período que passou na guerra ajudou Claire a lidar com a morte, com a dor e também a como confortar doentes em suas causas perdidas, oferecendo para essas pessoas um ultimo suspiro de paz. Com a guerra, Claire passou alguns anos afastada de seu marido e agora ela e Frank Randal resolveram se dar uma segunda lua de mel, ele é um professor e historiador, está envolvido em sua busca por respostas sobre seu antepassado Jonathan Randall e suas descobertas os levam a visitar alguns lugares da Escócia, inclusive um antigo monumento megalítico em Craigh na Dun e o Castelo Leoch.


"Acordar uma vez de madrugada para se aventurar num passeio já é uma travessura.Duas vezes em dois dias cheira a masoquismo."


Claire retorna a Craigh na Dun, ela ficou muito curiosa com uma planta que viu no dia anterior, mais infelizmente não pode pegar uma amostra naquele dia, ela se assusta ao ouvir barulhos e certa confusão, vozes abafadas, na sua procura pela causa daquele barulho, Claire se depara com a pedra do centro e ao tocar está pedra ela se sente tonta e vê seu mundo girar, tudo se intensifica e ela cai na grama que já não parece à mesma, sua confusão se torna maior ao constatar que o carro que a trouxe ali já não se encontra onde estava e para piorar o som de mosquetes e a visão de soldados vestidos a caráter a faz pensar que está em uma cena de um filme, só que infelizmente não é esta a situação.

Notável em como a narrativa rica em detalhes te transporta para dentro do livro, eu me sentia como a própria Claire, uma protagonista forte, inteligente, sarcástica e admirável.

Chega a ser hilário se não fosse assustador quando Claire meio aturdida presencia homens com kilts, ouvindo estampidos de tiros e soldados ingleses com antigos casacos vermelhos brandindo mosquetes. E para completar Claire ainda se depara com o antepassado de Frank, sua surpresa no entanto é que ele é a cara de Frank, porém muito diferente em sua maneira de agir, Jonathan Randall ou Black Jack ganha o desprezo do leitor no decorrer das páginas, eu cheguei a esquecer do próprio Frank.

Ao mesmo tempo alguns personagens ganham o carisma do leitor como Rupert, Murtagh e Jamie.

Claire passa por tantas provações no decorrer das páginas que eu não saberia como agir no lugar dela, e nem gostaria de estar no lugar dela, a não ser é claro pelo fato de Jamie existir, acho que compensa no final das contas. Jamie não só conquista Claire, ele fez meu coração parar algumas vezes, extremamente carinhoso e um verdadeiro cavalheiro. Ele realmente se importa com Claire.

Resumindo, Leiam!

A autora tem uma narrativa cativante, viciante e energética. As páginas voam e você não sente, e olha que 800 páginas não é pouco, demorei cerca de um mês porque fui revezando a leitura com outros livros!




Beijos




19 comentários

  1. Linda resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro.
    Comecei a ver o seriado e me apaixonei. Mas achei que fosse estragar o prazer de "conhecer" a história pelo livro. Então deixei para depois da leitura!
    A caracterização e contextulização do cenário em que se passa a história realmente deve ser impecável. Que trabalho maravilhoso da autora.
    E os personagens dispensam elogios, né? Jamie já conquistou meu coração (e de todos os leitores, creio eu).
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou quase no fim, e é maravilhoso o livro. Como você comentou na resenha eu também me senti como se fosse a própria Claire! hahaha

    Já assistiu a série também? é incrível!
    Beijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Mila!
    Infelizmente esse livro não funcionou para mim. Detestei tanto que nem tenho vontade de ver a série de tv. :(

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Ei Camila

    Ah que lindo, resenha ótima. Eu amo essa série, só li os 2 primeiros até hoje aff, mas ainda leio o 3 este ano rsrs.
    Jamie é tudo de bom, amo o personagem.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. eu li o livro.... e não achei isso tudo
    meu personagem favorito é o Murthag <3
    mas de resto a história é mto parada e poderia ser escrita em bem menos páginas :3
    a série realmente é uma delicia :c

    ResponderExcluir
  6. Oi Mila,
    Vejo muita gente gostando do livro, ele me chama atenção, quer dizer todos os livros da Saida me chama, mas os acho meio complexos e por isso, mesmo quanta coisa positiva eu passo, não estou no momento de ler, mais pretendo ler.
    Otima resenha ^^
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Camila! Estou ansiosa para ler A Viajante do Tempo! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Mila!
    A cada nova resenha que leio do livros e da série, fico mais encantada.
    O tema viagem no tempo é atrativo e quando se retorna há um tempo dos antepassados, melhor!!
    Quero muito poder ler e adorei a paixão estampada em sua resenha!
    Uma semana e início de mês carregadinhos de paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa Camila...quero muito ler este livro. Ainda mais depois de sua resenha.
    Ele tem muitas páginas mesmo, mas depois que li Guerra dos tronos, que apesar de ter menos páginas, a letra era muito pequena, eu encarro tudo!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Já li bastante resenhas sobre esse livro e é bastante elogiado mesmo.
    Eu quero ler ele, pois gostei muito. Eu já li muito sobre a segunda guerra, e por isso quero esse.

    ResponderExcluir
  11. Oi Mila! Estou com o primeiro livro aqui e com as expectativas elevadas, mesmo tendo visto resenhas negativas e vi outras tão empolgadas quanto a sua e tenho certeza que vou gostar, gosto de histórias passadas em épocas mais antigas.E todo mundo só fala deste Jamie.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Mila, realmente, as mudanças da série na tv foram bem singelas mesmo, nem dá para levar muito em conta. Adorei o livro, e como este mês sai o volume dois, não vejo a hora de matar as saudades destes personagens tão ricos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho o livro mas com a edição da outra editora, mais antiga.
    Eu adoro esta serie, e so te falo uma coisa, so vai ficando melhor e melhor com o passar dos livros.
    O Jamie é tudo de bom, ele me faz suspirar na maioria de suas aparições,
    agora quero com esta capa, a que eu tenho é a antiga,
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Eu vi tanta propaganda sobre este livro na Bienal que me deu vontade de ler, ainda mais agora depois que vi a resenha, me deu mais vontade ainda.

    Muito bom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amo o tema viagem no tempo. Eu to acompanhando o seriado e amando, mas quanto a encarar os livros ainda estou pensando. É uma série extensa, alguns livros divididos ente parte I e parte II… ainda não sei se leio XD

    ResponderExcluir
  16. Oi! Estou com muita vontade de ler esse livro. A capa já é instigante e eu só vi resenhas positivas. Percebi que a personagem é forte e um tanto independente, amo essas características, deixa os personagens mais carismáticos. Deve ser que foi um desafio mesmo para a autora reconstruir o ambiente e costumes de séculos passados.

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente quero muito este livro :f
    A leitura parece ser tão rapido mesmo sendo 800 folhas
    devem que pq livro nos prender totalmente, :h !
    Minha vontade aumenta a cada resenha deste livro! :k

    ResponderExcluir
  18. Eu fiquei sabendo da existência desse livro na Bienal e confesso que ele não chamou minha atenção lá, talvez pelo fato de não ter nem ao menos lido a sinopse... Adorei a premissa que a autora construiu, personagens fortes e independentes só melhoram as coisas. Vou adicionar a minha wishlist junto com o segundo (:

    ResponderExcluir
  19. Já são muitos os fãs dos livros e da série de TV.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!