23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

em 31 de agosto de 2014


A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá entre 22 e 31 de agosto de 2014 no pavilhão de Exposições do Anhembi. Com uma programação abrangente, o evento mescla literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.

A Bienal reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².



QUANDO ACONTECE?

De 22 a 31 de Agosto de 2014

Pavilhão de Exposições do Anhembi

Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo - SP


Horário de Visitação:

Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h)
Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h)
Dia 31 de agosto, das 10h às 21h (com entrada até as 19h)




Minha opinião:

Estive na Bienal no segundo dia, 23 de agosto, mesmo sendo nosso paraíso literário, não tem como se sentir confortável num ambiente totalmente lotado, desorganizado, onde tivemos de sentar no chão, e se não tivéssemos levado lanches, passaríamos mais aperto por lá...tinham filas imensas para tudo: banheiro, beber água e até achar um lugar no chão para sentar era complicado. Lendo outras resenhas, soube que tiveram roubos de livros, pertences pessoais e celulares, não tivemos esse problema, mas acredito que nem os organizadores previram tamanho sucesso do evento.





Fila para entrar dia 23 de agosto...


Um grande erro, foi colocarem vários autores famosos num mesmo dia: Cassandra Clare, Harlan Coben, Kiera Kass, Ziraldo, Maurício de Souza, Padre Fábio de Melo entre outros...

Era tanta gente que só consegui entrar em três estandes com as meninas que foram comigo, muita gente voltou decepcionada e jurando nunca mais voltar numa bienal, o que é uma pena. Encontramos ótimos preços na Intrínseca e na Sextante.

































Fãs aguardando a Cassandra Clare


As máquinas de cartão não funcionavam, então, quem não levou dinheiro dificilmente conseguiu comprar, sinais de celulares também não pegavam de algumas operadoras, mas tinham vários lugares para carregá-los disponíveis. 


Não me conformei em ter ido somente nesse dia, e não aproveitado nem a metade do que eu pretendia, então, voltei com minha mãe na quinta-feira, dia 28 de agosto, e mesmo o movimento estando grande, não chegava nem perto do que foi sábado(23), tinham muitas excursões escolares, mas estava muito mais organizado, em duas horas visitei todos os estandes que queria, conseguimos sentar várias vezes para descansar e nos alimentar, não tinham filas nem no banheiro. Foi muito bom retornar, se eu morasse mais próximo, iria mais vezes.


Os estandes estavam bem caprichados, no dia 28 quem fosse vestido de Cosplay não pagaria, então pelos corredores tinham várias pessoas fantasiadas.


Desta vez, encontrei boas promoções nos estandes da Vergara & Riba, Planeta, além da Intrínseca e da Sextante. Em quase todas, tinham marcadores de livros disponíveis nos caixas, ou próximos aos livros, era só pedir aos vendedores ou pegar.





Vista do alto, de um dos corredores



A quem nunca foi, recomendo visitar, com paciência, e já prevendo grande movimentação, levar dinheiro (as vezes as máquinas de cartão não funcionam), sempre repito, bienal não é feirão do livro onde encontrarão promoções imperdíveis, ali é um local que as editoras encontram visibilidade para lançarem novos livros, terem contato com seu público e promoverem a cultura! 


Para crianças tem muita atividade, mas é bem cansativo, então precisa ir durante dias de semana, e com idosos e deficientes recomendo a mesma coisa, fica inviável ter algum conforto aos finais de semana durante o evento.


Claro que comprar livros é consequência da visita, mas os preços são praticamente os mesmos das livrarias, compensa ir pelo passeio, encontrar amigos que só conhecemos pela internet e com os mesmos gostos literários que a gente, conhecer autores, aproveitar os eventos promovidos pelas editoras, tirar muitas fotos e se divertir!


Espero que tenham gostado, esta foi a minha experiência e para cada um é de uma maneira, vale repassar!


Até a próxima,


Beijos

Fotos: sites G1 e UOL


9 comentários

  1. Oi Nanda! É muito bom quando os blogueiros compartilham suas experiências da forma que você fez, pois assim nós podemos nos preparar para certas situações. Agora, por exemplo, já sei que preciso programar minha visita à Bienal do Rio, no ano que vem, para um dia de semana,se quiser evitar tumultos. Adorei o post!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. Nossa. Deve ter sido cansativo pra caramba. Eles deveriam se organizar melhor. E olha que não é de hoje que acontece essas coisas. Uma pena acontecer isso. Quanta gente! Mais espero que tenha valido a pena. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda..
    Eu fui no dia 23 também e estava um caos. O erro foi ter posto autores internacionais e de sucesso no mesmo dia mesmo. Mas eu acho que mesmo com toda a desorganização, as pessoas tem sua parcela de culpa. Tem gente adora se aproveitar da situação para tirar proveito e fazer baderna.
    Apesar de tudo eu curti muito meu dia na Bienal, e pretendo voltar sempre.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fui na quinta-feira 28 com a minha escola e não consegui aproveitar realmente nada, por estar com a escola acredito eu :j não tive tempo suficiente para andar, escolher livros, estava muito muito cheio e me perdi da escola, os livros que eu queria estava bem caro e tive que ir embora (dps de me perder) enfim... o jeito é esperar por 2016!
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com Visita?

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda, uma pena tudo isso, eu não fui neste dia, fui nos dias 24. 28 e 30 e não tive nenhum problema. Estava cheia, tanto no dia 24 como no 30, mas não perdi tempo indo atrás de autores internacionais que sabia seriam bem cansativos. Aproveitem e conheci muitos nacionais e autografei uns 5 livros nacionais que eu tinha. De quebra ainda peguei e bati foto com o autor de Silo, na maior tranquilidade felizmente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?? infelizmente eu não fui em nenhum dia
    pois moro em uma cidade de um tamanho de novo em Minas e
    fica meio dificil mais acheii um evento maravilhoso

    http://b-maluco.tk/

    ResponderExcluir
  7. Que lindas fotos e informações...
    adorei e fiquei louca pra ir visitar com vcsss :c
    quem sabe um dia não apareço eimmm :3
    bjokas :g

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Infelizmente não pude comparecer este ano, e por isso gostei muito de passar por aqui, e ver um pouco de como foi esta linda edição da Bienal.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda,
    Muito legal conhecer um pouco mais sobre sua experiência pela Bienal eu não consegui ir porque estou construindo minha casa e trabalhando direto, mas com certeza é um sonho meu. Infelizmente pelo que tenho lido faltou um pouco de organização para o evento ser melhor aproveitado, mas fico feliz que você tenha conseguido visitar com calma pelo menos no segundo dia.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!