Resenha: Luxo - Anna Godbersen

em 8 de junho de 2014







Luxo conta a história das irmãs Elizabeth e Diana Holland, filhas da alta sociedade nova-iorquina, levando uma vida de luxo e sonhos, mas cercada de intriga, inveja, escândalos, paixões proibidas, interesses e desilusões; um mundo de aparências onde não cumprir as regras sociais pode levar ao ostracismo e seguir o coração pode custar ainda mais caro. Pelo menos, é isso que Elizabeth Holland pensa quando decide se casar com o charmoso Henry Schoonmaker, o solteiro mais cobiçado de Nova York, num típico arranjo familiar. Diana, no entanto, não está tão interessada em obedecer às hipócritas regras da vida social quanto sua irmã mais velha. Assim como a traiçoeira Penelope Hayes, que não pretende deixar barato o casamento do rapaz mais interessante da cidade.

Cruzando os caminhos desses quatro adolescentes que vivem com os hormônios em ebulição, frequentam os melhores salões de Manhattan e têm suas vidas retratadas diariamente nas colunas sociais, estão Will, o jovem cocheiro da família Holland, e Lina Broud, uma criada disposta a tudo para mudar de vida e que guarda um segredo sobre Elizabeth capaz de chocar até mesmo as moças mais liberais da cidade.

Com uma narrativa envolvente e uma prosa tão elegante e irônica quanto cada ato de seus personagens, Anna Godbersen conduz o leitor até um final surpreendente. E em meio a esta trama repleta de romance, dissimulação e pitadas de mistério, reconstrói costumes e cenários com maestria, traçando um rico painel da juventude nova-iorquina da virada do século passado. Um luxo!






The Luxe

I.S.B.N.: 9788561384807
Edição: 1ª Ed. / 2009
Idioma: Português
País de Origem: Brasil
Número de Paginas: 397


Mais uma leitura YA no ano, pra variar, eu não presto atenção nessas coisas, adquiro meus livros pelas capas e algumas resenhas que leio, este foi justamente pela belíssima capa. Nem imaginava do que se tratava, só percebi que era voltado a adolescentes por ser da Rocco Jovens Leitores.

Mas não me decepcionei muito, a autora tem escrita ágil e muito bem colocada, o que me ganhou na verdade, foi que a cada início de capítulo tem frases de literatura da época, em que mulheres da alta sociedade eram obrigadas a seguir regras e parâmetros ditados pelos mestres da etiqueta. Achei superlegal da autora, esse retratar de uma época que não é nem um pouco familiar para nós, mulheres contemporâneas.

O livro conta a história das irmãs Holland, que vivem na chic Manhattan de 1899. No início o que parece suas vidas serem somente festas e badalações, cheias de amigos, ao decorrer vemos que o que não falta é falsidade, inveja e muita intriga.


Como toda história assim, existe o garoto mais cobiçado, e neste livro chama-se Henry, que arremata os corações das jovens desavisadas e que seu pai o obriga a ficar noivo de uma das irmãs Holland, a Elizabeth, que não o ama, e acaba aceitando por interesses financeiros, já que seu pai faleceu, deixando sua família beirando a falência. Elizabeth tem uma paixão secreta, por outro jovem, porém de classe inferior a sua, e unindo-se a Penélope que quer de qualquer forma o amor e exclusividade de Henry, começa essa saga, cheia de disputas, mentiras, muita inveja e alta badalação.


“Ela já lera muitos romances e já devia ter aprendido que os bandidos da história muitas vezes tem o rosto bonito. Cometera um erro clássico ao acreditar que aquele momento maravilhoso em que os lábios de Henry haviam tocado os seus marcara o surgimento do amor. Mas não ia contar a ninguém o que fizera; era algo que pertencia só a ela.” Pág 124

Com tantas reviravoltas, mesmo não sendo meu estilo preferido, consegui concluir a leitura em três dias, não consegui desgrudar até ler o final, que foi de acordo com o contexto proposto, nada decepcionou, achei bem escrito, capa primorosa e até me deu vontade de ler suas continuações, faz parte de uma série, sendo Luxo o primeiro, seguidos de Intriga e Inveja, lançados no Brasil pela Rocco e Splendor ainda sem data de lançamento.




A autora estudou muito a época da história, em cada detalhe que lemos, sentimos que foi bem pensada e muito bem transcrita, recomendo aos jovens leitores, ainda mais, sendo um livro de época. Como não temos tantos com essa temática voltada ao público mais jovem, é bem interessante para conhecerem um tempo que parece tão distante e que realmente existiu, eram outros costumes, onde a vida era somente viver de aparências, acima de tudo.


Até a próxima,





13 comentários

  1. Oi Milla e Nanda!
    Eu já li o livro e também gostei! Quero comprar o segundo livro para ler. A capa é irresistível, né!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Bom quando percebemos o cuidado que autora teve ao elaborar sua estória, nós leitores agradecemos, pois normalmente isso rende uma excelente leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, esse livro eu também compraria pela capa. Ela é simplesmente maravilhosa. Adorei a resenha e fiquei muito curiosa pra conhecer melhor a história das irmãs Holland. Mesmo sendo uma leitura YA, parece ser bem interessante.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. Ei girls

    Eu comprei e não li até hoje, e olha que faz tempo que tenho. Falta de tempo mesmo, sou louca para ler a série. E preciso comprar os outros aff.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nanda!
    Gosto muito de romances de época porque podemos apreciar através da escrita, todo glamour de um tempo passado, onde as regras eram mais rígidas para as mulheres e também... um pouco mais devassa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não conhecia esse livro, mas gostei muito do enredo. Gosto muito de romances de época e este YA me deixou interessada. Achei interessante que no início de capa capítulo tem uma frase da literatura.

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    sou louca para ler esse livro, na verdade, essa série! As capas são divinas e as histórias, apesar de bobinhas, parecem muito boas! Isso sem falar que nunca dispenso um bom e velho romance de época!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Fer,

    Pra quem gosta de romances de época é muito bom...mas não é minha praia.
    A capa é muito bonita mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Compraria esse livro pela capa é linda.
    Amo romance de época e esse parece ser ótimo :i

    ResponderExcluir
  11. A capa é realmente linda! Achei o enredo bem interessante e mesmo sendo voltado para o público adolescente acho que eu gostaria da leitura.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Não me interessei pelo livro, apesar de ter um enredo bem legal, mas sei lá ...

    ResponderExcluir
  13. Nanda, amo livros de época, faz parte dos meus preferidos.....
    Gostei da capa e história, só fiquei triste em saber que faz parte de uma serie, assim terei que esperar pelo último, para dar sequência única na leitura; prefiro assim....
    Bjsss

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!