Resenha: Austenlândia - Shannon Hale

em 23 de junho de 2014




Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, guarda um segredo constrangedor - é obcecada pelo Sr. Darcy, personagem criado por Jane Austen. Com uma vida amorosa lamentável, Jane decide aceitar seu destino - noites solitárias no sofá assistindo a Colin Firth em Orgulho e preconceito. Contudo, ao ganhar uma viagem de férias para Austenlândia, um misterioso lugar onde todos devem se portar como se estivessem em uma obra da consagrada escritora, Jane tem a chance de viver o romance que sempre sonhou. Mas pode a vida imitar a arte?









Autor: HALE, SHANNON
Tradutor: WINARSKI, REGIANE
Idioma: PORTUGUES
Editora: RECORD
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES


Um livro para os fãs de Jane Austen, particularmente da obra mais conhecida dela, Orgulho e Preconceito, já que a protagonista, Jane Hayes é obcecada por tudo relacionado a isso.

Jane tem 33 anos e está solteira justamente por acreditar no romance perfeito com um homem saído de obras de Jane Austen, o que a afasta de tentar ser feliz e com os pés no chão como sua melhor amiga tenta sem sucesso no início da história colocar em sua cabecinha...rs

Quando sua tia morre, deixa como herança uma viagem, mas não um passeio qualquer, ela tem a chance de conhecer Austenland, na Inglaterra, uma cidade fictícia onde tudo remete aos tempos regenciais que envolvem os livros da sua autora preferida. Chegando lá, Jane deixa para trás seu nome, idade, roupas contemporâneas e eletrônicos, e passa a usar vestido com cintura império e a se portar como uma dama da época.


“ Aqui estava ela em um novo começo, com os dedos encolhidos na beirada do trampolim. Estava pronta para mergulhar. Adeus para a lista estranha de namorados numerados e para a intensidade mutante e inspirada por Austen que a levara de um fim a outra.  Ela estava confiante de que essas férias, ao contrário de qualquer um dos relacionamentos anteriores, teriam um final feliz.”


Muito difícil viver sem o conforto do século XXI e ainda conhece Martin, o jardineiro de Austenland, que gosta de basquete e ainda tem uma televisão no quarto – duas coisas que atraem Jane e fazem com que ela se arrisque sair da mansão à noite para também ter algum entretenimento, já que só vivenciar o proposto em Austenland é insosso às vezes. E ela ainda conhece Mr. Nobley , um dos hóspedes de Austenland e que não é particularmente amigável porém, acabam se relacionando aos poucos e desenvolvendo uma amizade mais próxima, por assim dizer.


O livro é o primeiro de uma série, é curto, tem apenas 238 páginas, tem uma capa e contracapa lindas e desenvolve muito bem, a ponto de lermos em um dia, recomendo aos fãs de comédias românticas e claro, aos da autora.


Tem uma adaptação cinematográfica,  Austenland conta com participações de Keri Russel como Jane Hayes e JJ Feild (Mr. Tilney na adaptação de A abadia de Northanger) como M.r Nobley e é engraçado, diverte mais do que o livro, recomendo como um complemento, já tem para locação em DVD e blu-ray.





Até a próxima,


11 comentários

  1. Oi Nanda!

    Nunca li nenhum livro da Jane Austen, acredita? Tenho muita vontade de ler, só não tenho oportunidade. Eu me apaixonei pela capa desse livro, que coisa mais linda! Vou procurar ler "Orgulho e Preconceito" só para eu ler esse aqui... Parece ser uma leitura muito divertida. Ao menos todas as pessoas que eu conheço e leram, gostaram!

    Beijos!
    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro da Jane, mas já vi filmes baseados em seus livros e amei. Sou completamente apaixonada pelo Mr. Darcy também. Não sabia que Austelândia era parte de uma série. Adorei a resenha e fiquei muito curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
  3. adoreiiii to louca pra elr e assistir mas vou fazer isso só depois bjokas adoro tuass resenhas poste mais :3

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nanda
    Quero ler esse livro, pois adoro os livros da Jane Austen e comédia romântica. Achei a capa muito bonita. Não sabia que ele fazia parte de uma série.

    ResponderExcluir
  5. Oie Mila,
    ohhhhhhhhh eu quero!!!
    Li poucos livros dela, mas adorei todos que li rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada sobre Jane Austen. Ouço falar muito no livro Orgulho e preconceito mas nunca li pelo fato de ser um romance de época. Mas este livro eu leria com certeza.
    Beijos e adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada da Jane Austen mais tenho muita vontade :c

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar sobre o livro ,mas não cheguei a me interessar ,mas agora que você disse que tem filme talvez eu veja e se gostar ate leio o livro ...

    ResponderExcluir
  9. Eu amo Orgulho e Preconceito. E que bom gosto a mocinha tem... Mr Darcy é tudo de bom, ainda mais na pele de Colin Firth!! Parece ser um livro bem divertido, mas no momento me interessei mais pelo filme, vou ver se acho na locadora.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Amo livros que fazem referência a nossa diva Austen! <3 Quero muito ler este e já estou contando os minutos pro filme. A personagem me parece muito divertida, e a história é doida, mas apaixonante.

    Beijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nanda!
    Poder vivenciar um sonho da infância com suas roupas e atitudes da época, mesmo sem a tecnologia do século XXI.
    Acredito que o livro não pega ritmo no início, mas depois que entramos de cabeça, não se quer mais parar.
    Muito boa sua análise.
    O filme, vi o trailler, me pareceu interessante e engraçado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!