The Borgias - TV Séries

em 11 de maio de 2014

Sinopse:

Baseada na sórdida saga da Família Bórgia, uma das mais lembradas famílias da história, a crônica se passa na Itália do século XV, durante o auge do Renascimento. A série começa no momento em que o patriarca Rodrigo Bórgia (Jeremy Irons) é elevado a Papa, dando início a um grande e cruel jogo de intrigas e disputas. Todos os pecados são cometidos em nome do poder, influência e riqueza para sua audaciosa família.

Direção: Neil Jordan

Elenco:
Jeremy Irons como Rodrigo Bórgia / Papa Alexandre VI
François Arnaud como César Bórgia
Holliday Grainger como Lucrécia Bórgia
Joanne Whalley como Vannozza dei Cattanei
Lotte Verbeek como Giulia Farnese
David Oakes como Juan (Giovanni) Bórgia
Sean Harris como Michelotto Corella
Steven Berkoff como Girolamo Savonarola
Simon McBurney como Johannes Burchart
Aidan Alexander como Gioffre Bórgia
Colm Feore como Giuliano della Rovere (posteriormente Papa Júlio II)
Augustus Prew como Afonso II de Nápoles






O trono de São Pedro já foi puro. Mas nós o manchamos com nossa cobiça e luxúria. Quem o limpará?" 
-  Pergunta Inocêncio VIII aos seus cardeais no seu leito de morte, no final do século 15.




Vejo algumas séries e claro que as históricas, assim como os livros, são as minhas favoritas. Demorei para acompanhar Os Bórgias, e agora me arrependo, ainda bem que encontrei para locação numa ótima videolocadora que tem perto de casa, pois é magnífica assim como deve ser o livro que foi baseada, do escritor Mario Puzzo, que também já coloquei na lista dos desejados.



A série conta a história de Rodrigo Bórgia, um eclesiástico, desses carreiristas, que não servem a Deus, e sim aos seus próprios interesses com fins unicamente de poder e enriquecimento, que desde sempre existiram e existirão na verdade. Com o falecimento do papa Inocêncio VIII, o então cardeal Rodrigo Bórgia lança-se de todas as suas armas para conseguir o posto de papa, usa seus filhos para comprar votos dos outros cardeais e assim consegue sua eleição no conclave. Sua carreira é marcada por traições, assassinatos, luxúria, incesto e alianças de poder.

Assim que é eleito, insere seu filho do meio, Juan, no comando da guarda de Roma, e seu filho mais velho, que era o que mais queria esse posto, ele obriga a seguir carreira religiosa, até torná-lo cardeal, e isso dá início a uma discórdia entre os irmãos até seu trágico final.


Césare era tudo menos um religioso exemplar, estava nessa posição contrariado, era violento e calculista, o livro O Príncipe, de Maquiavel, é baseada nessa história, e durante a série veremos Maquiavel entre os palácios e muito próximo ao Césare, com quem conviveu durante algum tempo.

Césare em muitas histórias que pesquisei é apontado como amante da própria irmã, Lucrécia Bórgia, e ela também é alvo de disputa com seu irmão mais velho. Lucrécia é uma menina muito bonita e desde os treze anos, é usada como forma de manter alianças por seu pai, para mantê-lo forte e no poder, em biografias conta-se que é especialista em venenos como todos de sua família na verdade. No videoclipe Paparazzi da Lady Gaga, a cena que a mesma tira veneno do anel é baseada nessa história, pois Lucrécia tinha esse anel que escondia a “Cantarella”, famoso veneno dos Bórgia.


Os Bórgias foram uma família marcada por muitos crimes, e claro, não é bem lembrada na Igreja Católica, foi um dos muitos períodos nefastos que denegriram sua imagem, mas que merecem ser contadas.

Jeremy Irons no papel de Rodrigo Bórgia, o papa Alexandre VI está esplêndido, e merecidamente recebeu os prêmios Emmy, um Globo de Ouro e um SAG pela sua atuação.

Claramente é baseada em outra série de sucesso, The Tudors, que também tem seu roteirista e criador Michael Hirst nesta produção.

Atuações ótimas, roteiro bem construído, figurino e fotografia impecáveis fazem desta uma das melhores séries já feitas atualmente, uma pena ter sido cancelada, parou na 3ª temporada. Mesmo assim vale ser vista!

Até a próxima,



14 comentários

  1. Oi, Nanda
    Não conhecia essa série, mas gostei muito. Vou procurar assistir, pois adoro história. E a história da Igreja e seu papas é muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda,

    já ouvi falar muito dessa série, que parece ser realmente tão boa quanto você falou. Entretanto, estou evitando começar séries nesse momento, mas quem sabe nas férias eu não dê uma chance para os Borgias!

    Beijos e Feliz Dia das Mães!

    ResponderExcluir
  3. Ooi tudo bom???
    Não conhecia essa série, porem gostei muito tem um tipo de historia que mi chama atenção. Vou assistir depois que eu terminar a que eu estou acompanhando
    Amoo de paixão series <3 ja assisti muitas

    ResponderExcluir
  4. Olá Nanda :)
    Infelizmente, a série não me chamou muito a atenção... Não gosto de história, portanto fugirei desse tema, rs.
    Mas parece ser uma série muito bem produzida!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. não é um seriado que me chame a atenção, mas quem sabe um dia eu dou uma olhada.
    ele simplesmente não me agrada sabe.

    ResponderExcluir
  6. É uma das séries que pretendo ver, mas venho protelando há tempos. Apesar de 3 temporadas, são poucos os episódios, mas é que já acompanho tantos outros seriados. Meu plano é começá-la agora, nesse hiatus de maio, que é qdo a maioria das série estão em final de temporada.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a série e foi interessante descobrir seu enredo. Mas essa não será uma dica que eu levarei pra mim. Não me chamou a atenção e ultimamente não tô conseguindo assistir nem as séries que acompanho, então adicionar mais uma a lista não faz parte dos meus planos.

    ResponderExcluir
  8. Nossa fer achei que vc já tinha assistido.. Kkk muito boa msm... bem do gesto que nos gostamos! Hehe... E amei a sua resenha... bj

    ResponderExcluir
  9. Nossa fer achei que vc já tinha assistido.. Kkk muito boa msm... bem do gesto que nos gostamos! Hehe... E amei a sua resenha... bj

    ResponderExcluir
  10. Não tenho interesse em ver essa série sei lá não curto muito .

    ResponderExcluir
  11. Parece ser uma ótima série para quem gosta de acompanhar mas, infelizmente não é minha praia.
    Ótima resenha Fer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Mila, esta série não me interessou muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  13. A produção dessa série é incrível, apesar do tema ser meio "novela da Record" ao meu ver.
    Mas é puro preconceito e sei que merece uma chance pois são muitas críticas positivas que existem.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!