Resenha O Começo de Tudo

em 4 de abril de 2014


O Começo de Tudo 
Robyn Schneider - 288 páginas - Novo Conceito 


O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social.


Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz.

Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios?

O Começo de Tudo é um livro poético, inteligente e de cortar o coração sobre a dificuldade de ser o que as pessoas esperam, e sobre começos que podem nascer de finais trágicos.








Robyn Schneider nos presenteou com uma linda história de superação, seus personagens são fortes e reais, um livro muito emocionante e na dose certa.

Ezra é um cara que aparentemente tem tudo para ser feliz, capitão do time de tênis, presidente de classe, namora uma das garotas mais populares e lindas da escola, mais em uma bela noite seu mundo vira de pernas para o ar, claro que antes disso tudo Ezra percebe que seu mundo não é tão perfeito assim, amizades vazias, namoros sem sentimento, e ele só sentiu isso tudo na pele depois que sofreu o acidente. 

Enquanto está no hospital seus "amigos" não foram visitá-lo, descobriu da pior maneira que deve dar adeus ao tênis e ainda terá que andar de muleta durante um bom tempo, sua vida agora mudou completamente, sem namorada, sem tênis e considerado um coitado aos olhos de seus colegas, o que fazer para recomeçar e como fazer isso?


Ele precisa se reerguer e aos poucos passa a perceber quem é importante na sua vida, reencontra um antigo amigo de infância do qual abandonou no passado e conhece novos amigos, ele se apaixona novamente e percebe como é importante as pequenas coisas, mais quem disse que sua vida seria fácil?


Um livro inteligente e que vai te emocionar, além de algumas surpresas claro.

Eu também aprendi muito, afinal alguém sabe o que é Panóptico? Flash Mobs? Não sabia que um livro que contém protagonistas "nerds" fosse tão interessante.


"Mais esse flash mob não era para o cara da banana, nem para as pessoas constrangidas que ficavam filmando, nem para os grupos que saíram das lojas para ver o que estava acontecendo. Era para aqueles capazes de dançar como Cassidy, como se ninguém estivesse olhando, como se o momento fosse infinito o suficiente para não ser preciso lhe documentar a existência. Então, fechei os olhos e tentei."


Para quem quer saber, Panóptico é um edifício em forma de anel, no meio do qual havia um pátio com uma torre no centro. Remete-nos à idéia de visão total, sendo que "pan" significa tudo e "óptico" visão.



"Um personagem? - brinquei. - Só você pensaria nisso.Mas agora sei que não é verdade; a história está cheia de personagens. E até a epígrafe que Fitzgerald colocou no início de O grande Gatsby é assinada por um escritor que não existe. Somos levados a acreditar em pessoas inteiramente imaginárias, prisioneiras inventadas de um hipotético Panóptico. Mas a questão não é se a gente acredita ou não nelas; a questão é se queremos isso ou não."


Não tenho mais palavras para descrever como gostei do livro, é um livro rápido, a narrativa flui com uma facilidade incrível, não é previsível, há mais isso não é mesmo, você pode querer esganar a autora com o final, ou pode simplesmente saudá-la.


A diagramação está uma graça, e tudo combinando perfeitamente com a capa que embora não pareça ter alguma coisa a ver, depois que você lê, vai perceber a mensagem e o que significa.


Beijos e Aproveitem para participar do Top Comentarista de Abril, quem ganhar vai levar O começo de tudo para casa!!






Beijos Mila





14 comentários

  1. Estou ansiosa para ler ele, já recebi e todas as resenhas estão sendo muito favoráveis! :)

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga amei o enredo desse livro, sério tu me deixou morrendo de vontade de ler essa história! O post ficou incrível! ♥♥♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hey
    Primeira resenha que leio sobre esse livro e adorei.
    Gosto de histórias de superação, de jovens então, me sinto muito bem depois de ler.

    Achei a capa lindíssima!

    beijos e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Eu já ouvi falar muito neste livro, eu já estava desejando ele há muito tempo porque gosto de ler livros sobre superações de vida, e este é uma boa pedida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo está falando super bem desse livro, e eu estou super curiosa. Planejo le-lo em breve.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Camila!
    Gosto dos livros que nos auxiliam no crescimento de alguma forma.
    Nerds são interessantes e saber que o tema norteia o enredo é uma boa surpresa.
    Vim agradecer a visita feita ao blog e convidar para comemorarmos nossos 3 anos de existência, espero você por lá.
    Bom domingo!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Se formos livres por dentro, nada nos aprisionará.”

    ResponderExcluir
  7. Oie Mila
    Não vejo a hora de ler esse livro. A maioria das resenhas falam que remete muito ao estilo de escrita do João Verde, e isso me deixa ainda mais ansiosa.
    Sobre o Panóptico, eu aprendi no livro de Frankie Landau Banks rs achei super interessante quando li pela primeira vez.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Mila!

    Amei a história! Parece muito emocionante e linda mesmo, e o nome do personagem principal é perfeito hahaaha Ótima resenha!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. O livro parece ser bem interessante. Eu gosto de personagens nerds em livros, mais um motivo para eu ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  10. Oi,Mila!
    Que resenha linda! Esse livro não tinha chamado minha atenção, mas agora, após ler a sua resenha começarei a leitura o quanto antes. Gosto de livros que tem nerds. Acho que vou curtir bastante.
    Bj grande!

    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br/2014/04/resenha-tentacao-sem-limites-abbi.html

    ResponderExcluir
  11. Oie querida, tudo bem?
    Estou passando para ver as novidades e tenho que confessar que de começo esse livro não tinha me chamado muita atenção, mas depois que li sua resenha, eu achei ele bem interessante, até porque ele fala de superação e isso é na verdade uma coisa muito bacana, pois nos trás uma mensagem positiva sobre a vida e tudo mais. Eu fiquei interessada e acho que ele vai ser uma das minhas compras da NOVO CONCEITO. Estou querendo comprar praticamente todos os lançamentos que sairam, e por isso, vc acabou de me convencer a dar uma chance para esse livro. Espero poder gostar da obra =]
    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Mila,
    realmente acho que a capa não tem nada haver, mas se você diz que vamos entender eu acredito rsrsrsr

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Muito fofa a estória deste livro. Estou encantada por ele. Vou até participar do Top pra ver se ganho ele. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Mila ♥
    Nossa eu quero muito ler esse livro. Adorei a sua resenha e pude perceber o quanto eu vou me emocionar com esse livro, pois creio que sua historia traz consigo ensinamentos e isto me deixa bastante curiosa!!
    Adorei saber mais sobre a historia! Parabéns pela resenha!!
    :c

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!