Resenha Adultério

em 18 de abril de 2014


Adultério 
Paulo Coelho - 240 páginas - Sextante 

Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos. 

– Mas isso não é o mais importante? 

Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.





"É melhor não viver do que não amar."

Nossa protagonista se chama Linda, ela tem 31 anos, mãe de duas lindas crianças, tem uma ótima condição de vida, um marido exemplar e dono de uma bela fortuna, além de ser lindo e inteligente, o que mais ela poderia querer?

Linda é jornalista e depois de entrevistar um escritor que dizia que não tinha o menor interesse em ser feliz, pois preferia viver apaixonado, ela ficou abalada com essa resposta que ficou rondando em sua cabeça, porque a sua maneira viver apaixonado era a pior coisa que poderia acontecer a uma pessoa. Afinal, este escritor nunca estaria satisfeito, estaria sempre em busca de algo mais e na cabeça de Linda, ele iria morrer triste e amargo. A partir disto, ela começou a perceber que faltava algo em sua vida.

Veja bem, Linda percebeu que vivia em uma rotina, que já não fazia amor com paixão e tesão, que seus olhos já não brilhavam mais como antigamente, ela conquistou muitas coisas e adquiriu certo status com seu casamento, era admirada aos olhos de terceiros, porém o casal deixou o encanto esmaecer, depois de anos de casados foram se acomodando.

Fazer amor era só à noite e depois que as crianças estavam dormindo, se preocupava em não fazer barulho ao fazer amor, ela acabou por perceber que nem gemer mais ela podia. O problema é que Linda não aceitava que estava entrando na depressão, e passou a viver em melancolia.

Linda então reencontra Jacob, um ex namorado da escola, ele agora deputado e ela está incumbida de fazer uma entrevista com ele, e quando o vê acaba por tomar uma atitude que a assusta mais ao mesmo tempo a deixa cheia de vida, agora Linda só pensa em Jacob e na sensação que ele a proporcionou, ele é sua fantasia, o escape da rotina, a pessoa que faz seus olhos brilhar, sabe aquela sensação de quando fazemos uma coisa proibida? Pois é, mesmo que seja politicamente uma atitude errada, um Adultério, Linda o faz e se entrega mais claro que ela se sente mal também.

Aos poucos vamos percebendo a mensagem que Paulo Coelho nos dá, ele nos faz refletir com algumas situações, seu lado místico que tanto adoro se faz presente na figura de um Xamã e finalmente percebemos que por pior que a vida esteja e por pior que seja o caminho, você tem que passar por ele, é seu aprendizado, suas cicatrizes, é essencial para você achar o que te faz feliz e ficar em paz, não existe respostas fáceis ou caminhos tranqüilos, cada um tem sua sina e passar por ela só nos faz crescer.

“-Seu problema é com a noite – diz ele.Sim, meu problema é esse. Por quê?-A noite, simplesmente por ser noite, é capaz de reviver em nós os pavores da infância, o medo da solidão, o terror do desconhecido. Entretanto, se conseguimos vencer esses fantasmas, venceremos com facilidade os que aparecem durante o dia. Se não temos medo das trevas, é porque somos parceiros da luz.”

Linda aprendeu a dar valor ao que realmente importa e no caminho chorou, sorriu, passou por algumas humilhações e finalmente ela se reencontrou.

A narrativa do autor é fluida, é gostosa, isto para uma fã de Paulo Coelho não é novidade, eu tenho todos os livros e já li todos, eu cresci lendo seus livros, gosto muito das mensagens que o autor passa.

A capa e diagramação estão ótimas, a simbologia da cereja foi muito bem retratada, pois para quem não sabe, a cereja além de simbolizar amizade, também está ligada a sexualidade, simboliza o amor, a felicidade, renovação e esperança.

Eu amei o livro e recomendo, principalmente para os fãs do autor!



14 comentários

  1. Realmente não é nada fácil a vida de casada, principalmente quando se tem filhos. Tudo muda e toma rotina. Até entendo a personagem mas não faria isso que ela fez. Eu tentaria salvar minha relação com meu marido. Muito legal o livro. Vou ver se leio. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Milla!
    Vou ser sincera, nunca me interessei por um livro do Paulo Coelho, até ler a sua resenha de Adultério. Agora quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oie Camila
    eu não gostei muito do livro, mas porque não consegui me conectar aos dramas da personagem. Não foi o melhor livro que li dele, mas tem umas reflexões válidas.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,Mila!
    Amei a resenha! Super completa! Até quem não tem o costume de ler obras do autor irá ficar tentado a ler o livro. Vou considerar suas recomendações sobre as demais obras do autor.
    Eu gostei muito desse em especial e espero ler outros livros dele em breve.
    Bjs!!

    Zilda Peixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Milla,

    Como eu esperei por sua resenha deste livro!
    Eu nunca li Paulo Coelho e já tinha ouvido falar muito bem deste livro, agora só me ajudou a escolher que realmente vou ler.

    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. O único livro que tentei ler do Paulo Coelho foi "Verônica Decide Morrer"... e qdo digo que tentei é pq tentei mesmo, mas não consegui chegar nem a metade do bendito. Mas em certos momentos da resenha fiquei curiosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Camila!
    Sempre fui fã do Paulo Coelho e pelo visto ese é mais um livro polêmico dele.

    Obrigada por visitar o blog, volte quando desejar!!
    Desejo um domingo de Páscoa esplendoroso, carregado de muito amor no coração!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    “Páscoa, momento de união, de parar para refletir, de ver a vida de diferente, de ver gente como a gente. JESUS morreu e ressuscitou para mostrar ao mundo o verdadeiro sentido da VIDA.”

    ResponderExcluir
  8. Nossa ótima resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mila, eu já li alguns livros do Paulo Coelho e gosto muito da sua escrita.
    Depois de ler sua resenha, fiquei doida para conferir este livro.
    Ainda mais que fala sobre casamento, relacionamentos, coisa tão complexa de se levar.
    Bjus
    Lia Chrtisto
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii Mila...
    Nunca fui a maior fã de Paulo Coelho, mas já li alguns livros dele que gostei bastante. Mas não me interessei muito por esse, pelo menos não a ponto de sair correndo pra ler... mas adorei a sua resenha e as mensagens dos livros do autor também me cativam...

    Beijinhoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olha tenho que confessar que nunca tive interesse de ler nenhum dos livros do autor Paulo Coelho. Nem conheço sua escrita pra te falar a verdade. Mas tenho interesse de conhecer Adultério, porque tenho achado bastante interessante as resenhas que tenho lido. Achei incrivel tudo que vc falou sobre o livro e fiquei feliz de saber que gostou. Espero que eu também goste, porque será o meu primeiro livro dele pra vc ter uma ideia (risos)
    Enfim...Parabens pela sua resenha amiga, pois vc captou muito bem tudo que o livro passou e eu quero saber essa mensagem que ele nos passa, porque adoro livro assim =]

    Enfim...

    Espero que tenha passado uma ótima pascoa
    Se cuida minha querida e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Linda sua resenha Mila, uma das mais lindas e perfeitas que li do livro. Aliás li o livro e pensamos parecido sobre as mensagens passadas pelo Paulo, do qual também sou mega fan.
    Parabéns amiga, resenha super digna \o/

    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  13. Oi Mila...Ainda não li nado do autor, mas por falta de oportunidade mesmo. Mas tenho alguns de seus livros na lista de desejados, mas confesso que este não chamou minha atenção.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Confesso que tenho um pouco de preconceito com a escrita do autor, mas esse livro me pareceu profundo e interessante.
    Não gosto muito do tema adultério, mas gostei da premissa do livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!