Serena - Ian McEwan

em 19 de janeiro de 2014


“Serena é um romance sobre espiões. Não apenas porque a protagonista é uma jovem matemática que se vê recrutada pelo Serviço de Segurança britânico, mas também porque a ficção se revela um grande exercício de vigilância.
Serena quer entender o comportamento misterioso de seu amante mais velho, e acha que estão escondendo alguma coisa dela.
Max Greatorex observa Serena com olhos apaixonados, talvez até demais.
Tom Haley não entende o que o destino, personificado pela mesma Serena, lhe deu aparentemente de graça. Mas Haley é um escritor, e seus contos refletem justamente sobre o papel do observador e do observado. Afinal, um romancista é um ótimo espião. O que, neste romance, o leitor também precisará ser.”














A obra mais recente escrita por Ian McEwan, autor do famoso livro Reparação.


O livro conta a história de Serena, uma jovem filha de um bispo anglicano, que vive em Londres nos anos 70, em meio à romance, literatura e guerra fria.


Estudou Matemática em Cambridge e foi recrutada para trabalhar no MI5, serviço secreto inglês. Leitora voraz e dinâmica, ela é selecionada, por conta disso, para participar de um projeto na Guerra Fria: combater as idéias comunistas, o MI5 quer secretamente financiar autores talentosos que escrevam em favor do capitalismo. Em meio a alguns romances tempestuosos, Serena envolve-se com o escritor que a selecionou, Thomas Haley, e se vê no desafio de manter viva uma mentira justamente para aquele que ela julga ser seu grande amor.

“Meu nome é Serena Frome (a pronúncia é Frum) e há quase quarenta anos fui enviada numa missão secreta do Serviço de Segurança britânico. Eu não voltei em segurança. Um ano e meio depois de entrar fui despedida, depois de ter caído em desgraça e acabado com a vida do meu namorado, embora ele certamente tenha tido um pouco a ver com sua própria queda” (pág. 7)


Não é um livro policial sobre espionagem, e sim um romance sobre espiões, é muito bem escrito e interessante, com várias passagens históricas, portanto requer maior conhecimento de quem se aventurar pela leitura. Não é uma leitura ágil cheia de aventuras, mas é tão bem escrita que chega a ser envolvente.

Tem uma capa linda, e com as bases históricas juntamente com a boa escrita do autor, o livro já está entre meus favoritos.


Não li os outros livros do autor, mas já virei fã do seu estilo, portanto quero ler os demais, considero Serena, o último livro que li em 2013 uma ótima leitura, dessas para serem lidas com calma, degustando página a página para melhor compreensão. Uma boa dica de leitura para as férias!






Sobre o autor:




Ian McEwan é considerado um dos grandes nomes da ficção britânica contemporânea. Seu primeiro livro, First love, last rites (1975), ganhou o prêmio Somerset Maugham. É conhecido pela inventividade com as palavras e pelo gosto de usar a mecânica dos thrillers como crítica social. Ao longo de sua carreira foi indicado diversas vezes para receber o Booker Prize, o mais prestigiado prêmio literário britânico, o que veio ocorrer em 1998 com o livro Amsterdam (1998). Sua obra é famosa pelo realismo psicológico, com rigor de detalhes e clima ameaçador, explorando com frequência temas complexos como escolha ética, decisões difíceis e circunstâncias extraordinárias.


Beijos..




15 comentários

  1. Fiquei muito interessada na história. Adoro livros com temas diferentes e esse de espionagem parece ser bem interessante. A trama é envolvente e o autor é realmente um dos melhores que já li. Vou tentar adquirir esse romance. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Milla e Fernanda!
    A história é totalmente diferente do que imaginei quando vi a capa! Não curto muito histórias de espiões, mas parece ser interessante.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar se Serena, mas nunca procurei mais a respeito. Parece ser uma história interessante ao mesclar romance, espionagem e história, mas ela não é massante? Já que como você disse não há muita aventura.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nada do autor, mas este livro sempre fez parte dos meus desejados, agora que vai sair o filme quero conferir a história.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oie Fernanda :)
    Queria ler o livro há tempo, estou muito curiosa para ler e suas palavras são bem valida ao dizer que temos que ler com observação, estou curiosa com esses espiões!

    Beliscões da Máh♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  6. Oie Fer
    Ian arrebenta na escrita. Este foi o primeiro livro que li dele, e me apaixonei. E o final foi tão fofo
    bjos
    www.mybooklit,com

    ResponderExcluir
  7. Não é um livro massante, mas se a pessoa não tiver um pouco de conhecimento de História talvez não irá gostar, achei o livro elegante e fino, não é dos tipos populares, porém é muito gostosa a leitura!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mila,
    eu não conhecia o livro e acho que nunca li nada parecido. Gostei!
    Dica anotada.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bela resenha! O livro é ótimo!

    meupedepagina.blogspot.com (Meu Pé de Página)

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga eu amei a capa desse livro e achei o enredo super interessante. Eu gostaria de ler sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que legal, ainda não conhecia esta obra mas achei bem diferente o tema! Nunca li nenhum romance sobre espiões e este, mesmo não tendo muita ação, despertou meu interesse, deve ser um ótimo livro! Também achei a capa lindíssima e gostei de saber que passagens históricas completam a obra!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não sei porquê mas esse livro não chama muito minha atenção.
    Só quero ver quando lançarem o outro Serena [que a premissa chamou mais a minha atenção], que terá filme com a Jennifer Lawrence, o que vão arrumar com esses nomes HAHAHA

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. O filme Serena não é baseado neste livro, é uma outra história! ;)

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!