O Guardião de Memórias - Kim Edwards

em 6 de janeiro de 2014




Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down.
Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina.
A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas.






O Guardião de Memórias

Autor(a) Kim Edwards
Editora Sextante
ISBN 9788599296141
Páginas 368
Edição 1

Editora Sextante
Ano 2007


Recebi este livro, da comunidade Livro Viajante do Skoob, e foi uma grata surpresa.


Muito bem escrito e costurado, o enredo nos emociona a ponto de não conseguir largarmos a leitura até o final surpreendente.


O livro conta a história de um obstetra, Dr. Henry, que ao realizar o parto de sua esposa, depara-se com o nascimento de dois bebês, porém, um deles tem Síndrome de Down, e naquela época (anos 60\70), cheia de preconceitos unida a uma mente mesquinha, resolve pedir a sua enfermeira para que leve a criança para um orfanato. A enfermeira tocada e pega de surpresa, não consegue deixar a criança na instituição e resolve ir embora da cidade e criá-la sozinha, como sua própria filha. Passam os anos, e eles acabam se reencontrando fazendo com que a história faça uma reviravolta marcada por mágoas e ressentimentos, e que demonstram o poder das escolhas em suas vidas.


"Por pouco Norah não chorou, teve uma súbita ânsia de conversar com David. Durante aqueles anos, ele também sentira falta da filha. Todas aquelas fotografias, toda aquela saudade secreta, silenciosa. Lembranças que David havia colecionado momentos que Norah nunca vira. Ela as estudou de novo e de novo, tentando imaginar-se no mundo em que o marido tinha vivenciado, em seu jeito de vê-lo." pág. 327


A sinopse do livro é indigesta, ao depararmos com as histórias paralelas, ela flui de maneira fácil e muito bem articulada, impossível deixar o livro de lado sem saber que final a autora desenvolveu para algo tão absurdo, quanto o abandono do próprio filho devido ao preconceito.


Este livro levanta questões envolvendo dramas familiares, mentiras, traições, preconceito e claro, arrependimento e redenção.


É uma história que traz muita reflexão, por vezes parei para pensar na questão do preconceito e até sobre o aborto, e cheguei à conclusão que a vida sempre deve ser preservada, por maiores as dificuldades do caminho. Aborto e adoção são questões polêmicas e precisamos debatê-las.



A Autora:



Kim Edwards cresceu na vila de Skaneateles, Nova Iorque. A mais velha de quatro filhos, graduou-se na Colgate University e na Universidade de Iowa, onde ela recebeu um Mestre em Belas Artes em Ficção e um Mestre em Artes em Linguística. Após completar sua pós-graduação, ela foi com seu marido para a Ásia, onde passaram os próximos cinco anos ensinando em vários países.

Kim então começou a publicar contos que ganharam muitas homenagens. Seu livro de contos Os Segredos do Rei do Fogo foi pré-selecionado para o Prêmio Pen/Hemingway de 1998.

Kim é atualmente professora-assistente na Universidade do Kentucky. Seu romance, O Guardião de Memórias, bestseller número 1 do The New York Times nos Estados Unidos, também foi publicado em diversos países.

O livro O Guardião de Memórias foi adaptado para o cinema em 2008, e é tão comovente quanto o livro, recomendo como um complemento a leitura.
A novela da rede Globo, Páginas da Vida de Manoel Carlos, foi certamente baseada neste livro, as histórias são bem parecidas.

Li os outros livros da autora, Lago dos Sonhos e Os Segredos do Rei do Fogo, mas não achei tão bons e interessantes quanto este O Guardião de Memórias.

Este é um livro que me tocou profundamente, recomendo aos que gostam de um bom drama!

Até a próxima,


Fernanda



15 comentários

  1. Tenho esse livro aqui em casa a um tempão, mas nunca li, comprei porque uma amiga falou maravilhas a respeito dele, mas minha mãe leu primeiro e ficou me contanto a estória toda acabei desanimando e deixando a leitura pra lá, mas pretendo lê-lo algum dia, que bom que gostou.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei a história desse livro emocionante quando li. E acho que foi uma das melhores que tive no ano de 2013. Está guardado e muito bem guardado em meu coração cada momento sublime que tive ao ler. Amei.

    ResponderExcluir
  3. Faz séculos que tenho vontade de ler esse livro mas, quando finalmente consegui ele, li um pouquinho e não me prendeu. Acho que não estava com vontade de ler ele naquele momento, sei lá. Pretendo começar de novo, e sei que vou gostar, a história é tão emocionante.

    Beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ei Mila

    Este livro é muito legal, eu li já faz muitos anos, pena que nem tem ele resenhado no blog pq não tinha site na época. Eu morri de raiva de alguns personagens e de tudo o que aconteceu.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha! A sinopse do livro me chamou bastante atenção, o livro parece ótimo, muito emocionante. Adoro livros que nos permitem refletir um pouco sobre nossas vidas e gostei do tema deste ser as atitudes que desencadeiam consequências irreversíveis e que machucam e pesam para sempre nosso interior e também o preconceito com a própria filha. Deve ser um ótimo livro!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto outras resenhas sobre este livro, e o mesmo é bem reflexisivo o que me faz querer ler. Pois adoro histórias que nos envolvam e nos passem uma mensagem. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei dessa resenha, é um tipo de livro que eu gosto de ler!

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Este livro deve ser tocante, me interessei muito pela leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. oie Fer
    uau, adoro livros que trazem temas polêmicos e reflexivos. Imaginava outra história, mas acho que me emocionaria muito lendo esse livro, e como amo histórias emocionantes vou colocar na lista
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha Mila. Já li um livro desta mesma autora, O Lago dos Sonhos, e apreciei muito a história. A sinopse de O Guardião de Memórias me chama bastante a atenção, e se tiver a oportunidade, pretendo ler o livro sim, com certeza! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa me pareceu ser um livro muito interessante! Confesso que não sou fã de livros polêmicos nem nada, mas essa questão do preconceito realmente é algo comum e que merece uma chance de leitura! Valei a dica :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha, ainda não tinha ouvido falar desse livro... Parece ser super emocionante...

    ResponderExcluir
  13. Realmente é uma temática forte, cuja leitura trará muita reflexão. Apesar de gostar de livros assim, a sinopse desse não me interessou tanto. Achei a ideia do livro bem legal, mas nada que tenha me deixado louca pra ler, então essa é uma obra que não leria tão cedo.

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho este livro porque ganhei, mas não pensava em ler tão cedo porque a sinopse do livro não tinha me motivado a ler ele, mas depois da resenha Fer, com certeza não vou demorar para ler.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei de 'O Lago dos Sonhos' que li da autora, achei denso, mas gostei bastante
    Fiquei bem curiosa em relação a esse livro, para conhecer mais da autora e dizem que tem uma adaptação, né?

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!