Filme Upside Down

em 23 de janeiro de 2014








Upside Down

Gênero: Romance, Ficção Cientifica, Drama.
Duração: 100 minutos 
Elenco: Agniesshka Wnorowska, Don Jordan, Elliott Larson, Heidi Hawkins, Holden Wong, James Kidnie, Jayne Heitmeyer, Jesse Sherman, Jim Sturgess, John Maclaren, Kirsten Dunst, Larry Day, Neil Napier, Nicholas Rose, Paul Burke, Paul Don, Vincent Messina.

Sinopse

Adam é um homem comum vivendo em um mundo extraordinário. Trabalhador desajeitado, ele levou uma vida humilde, e tenta encarar as despesas. Um dia, porém, enquanto mudava de canal, apareceu na tela uma bela jovem. Seu coração disparou. Era Eden, o grande amor de sua juventude.




Ele havia se encontrado com ela secretamente no passado quando visitou o "mundo de cima." Um mundo bizarro em que a gravidade era invertida, inacessível e inatingível para alguém como ele, um pobre coitado do "mundo de baixo". Contudo, depois de tê-la visto na TV, ele resolve encontrar a moça e tentar viver uma paixão. Acontece que existem leis que separam esses mundos e tudo irá contra os sonhos de Adam. Mas, parece que nada pode pará-lo, nem mesmo as leis da ciência.



O amor é retratado como um dos sentimentos mais insondáveis na maioria das histórias testemunhamos (filmes, livros ou series). Não que eu seja fã do gênero romance, porque eu sou apaixonada por uma boa estória do mesmo, mas o amor consegue ser ressaltado em qualquer tipo de longa, e como nós sabemos ele sempre vence no final. Mas é isso que vemos no filme Upside Down, uma trama de ficção cientifica que optou por uma abordagem do amor proibido totalmente inexplorável pelas telonas. 


O protagonista Adam é um homem de origem humilde que vive num mundo inóspito e pobre, explorado pelo "mundo de cima” que tem a gravidade invertida, onde toda a população esbanja riqueza enquanto o "mundo de baixo” sobrevive na miséria. Só que Adam carrega na memória uma garota de sorriso alegre que conheceu em uma das suas buscas por pólen nas montanhas, que vive no mundo oposto ao seu, chamada Eden.


Suas conversas com flertes “inocentes” na infância transforma-se em um amor impossível e improvável. Depois de anos, Adam rever a Eden adulta na televisão, ele superara qualquer obstáculo – principalmente a lei da atração – para ter uma chance de reencontrar a mulher da sua vida.

A trama aborda dois mundos, um sobre o outro, onde a gravidade age de formas divergentes e dois jovens enamorados presos em seus próprios mundos. Creio que seja esse o grande desafio do amor destes jovens, um dos mais inimagináveis que já tive o prazer de acompanhar.



O filme é incrível e é justamente isto me provoca uma certa ira, visto que o longa é mesmo muito bom e não teve o seu valor reconhecido pelo mundo cinematográfico. Apesar de ter tido um orçamento grandioso, não dispôs de um bom trabalho de divulgação o que fez o filme não ter atingido o publico alvo o que o levou ao fracasso nas bilheterias.




Contudo tenho que admitir que o roteiro poderia ter sido razoavelmente melhor, visto que dispunha de elementos  de efeitos especiais trabalhados na ficção cientifica, mas os roteiristas optaram no foco principal entorno do casal protagonista e pela luta de ficarem juntos, mesmo quando as leis da ciências deixam explicito que nunca deveriam se relacionar. Desbancando todos os conceitos do gênero clássico de romance proibido, classes sócias opostas e que o sentimento os uni de forma repentina.



A situação social de cada mundo é outro ponto exibido no filme, enquanto o mundo inferior é explorável pelas fontes de petróleos pelo mundo superior onde todos os recursos são demonstrados pelos luxos exorbitantes mostrados em determinadas cenas no decorrer do filme. O cenário é simplesmente imensurável, todas as cenas repletas de detalhes incríveis e a exploração pioneira de determinados ângulos capturados pelas câmeras em contraste com as leis da gravidade é perfeita, na minha opinião o ato final do filme poderia ter sido melhor, o que eu pude perceber é que tudo se resolveu de forma rápida e poderia ter recebido um final melhor.



Eu recomento este filme a todos que já estão fartos de histórias de amor, que tem como ênfase a mesma estória de amor proibido contada por diferentes roteiristas. Já que o filme derrubar todas estas prescrições e estabelece outro nível para o amor proibido, depois de assisti-lo fiquei horas pensando em como seria ótimo se pudesse transportar está magia do cinema para as paginas de um livro.


Beijos!


9 comentários

  1. Oi Mila,
    nunca tinha visto este filme e fiquei na dúvida se iria gostar, mas em todo caso é sempre bom conhecer filmes novos.

    bjo

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mila!
    Eu ainda não conhecia o filme, mas gostei da dica!
    Vou procurar por ele. Fiquei com vontade de assistir. Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia desse filme. Mais agora com certeza, vou tentar ver. Também adoro filmes deste tipo e pelos efeitos deve ser incrível e apaixonante. Valeu pela informação. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia, tudo bem?
    Desde que ouvi falar sobre este filme, fiquei morrendo de vontade de assisti-lo. O único problema é encontrá-lo rs Procurei bastante mas não encontro. Acho que vou esperar chegar aqui no Brasil para procurar mais uma vez :)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Milla e Silvia!
    Já ouvi falar desse filme em outros blogs e ele parece ser fantástico! Pena que a gente não vê ele por aí...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Ahhh! Mila, que bela resenha amiga.
    Amei tanto esse filme quando o assisti, achei tão delicado e a fotografia é tão bem feita.
    Ótima recomendação, assino em baixo.
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o filme, mas a história é bem interessante e fiquei curiosa, vou tentar assistir.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar neste filme, mas achei bem diferente esses dois mundos e a estória parece ser linda, amo romances! Fiquei muito curiosa para assistir, que pena que o flime não teve o seu valor reconhecido pelo mundo cinematográfico, parece ser muito bom mesmo!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    já conhecia o filme e sou louca para vê-lo! A trama pode não parecer tão inusitada, mas o cenário é realmente de virar a cabeça rs. É realmente uma pena que o filme tenha conseguido o mérito e a divulgação que merecia, e também odeio que obras assim nunca cheguem na maioria dos cinemas do Brasil! Mas ainda vou assisti-lo!

    Bjs

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!