Filme A Menina que Roubava Livros

em 30 de janeiro de 2014



A Menina que Roubava Livros 

Nome original: The Book Thief
Gênero: Drama
Duração:131 minutos
Direção: Brian Percival
Elenco: Sophie Nélisse, Roger Allam, Heike Makatsch, Julian Lehmann, Gotthard Lange, Rainer Reiners, Kirsten Block, Geoffrey Rush, Emily Watson.



Sinopse


Baseado no livro best-seller, A Menina Que Roubava Livros conta a história de Liesel, uma garotinha extraordinária e corajosa, que foi viver com uma família adotiva durante a Segunda Guerra, na Alemanha. Ela aprende a ler, encorajada por sua nova família, e Max, um refugiado judeu, que elas escondem embaixo da escada. Para Liesel e Max, o poder das palavras e da imaginação se tornam a única escapatória do caos que está acontecendo em volta deles. A Menina Que Roubava Livros é uma história sobre a capacidade de sobrevivência e resistência do espírito humano. 




Há alguns anos, quando soube da existência deste livro indaguei espontaneamente o titulo, por que a menina que roubava livros? Depois de ficar pensando em respostas  mirabolantes, decidi ignorar a obra. Entretanto, um vizinho, que não gosta de ler, disse-me que havia adorado e, com toda certeza, se tornara o melhor livro que já teve a oportunidade de ler. Fiquei intrigada e comecei a lê-lo. Foi assim que tive o meu primeiro contato com a verdadeira essência da literatura de sua forma mais ingênua e arrebatadora através da narrativa da morte.




O filme é ambientado numa cidade do interior da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, em que a morte narra os passos de uma jovem  chamada Liesel Merminger, que não é órfã, porém, ela e o irmão mais novo, Werner, estão sendo levados para sua família adotiva. Contudo um imprevisto, a morte, cruza o seu  caminho e lhe permite pela primeira vez a conhecer um mundo novo e sombrio das páginas fúnebres de um livro chamado - O Manual do Coveiro - onde seu pai adotivo irá te apresentar o reino das palavras e é assim que Liesel inicia a sua vida no crime contra as obras literárias. 




O roteiro aborda as cenas num contraste entre a rua do Paraíso, o segredo de  um clandestino que  desabrocha uma amizade pura escondida no porão e o descobrimento, por parte de Liesel, pela magia dos livros, onde aprende a ler qualquer gênero que lhe convém, assim a leitura permite viajar e sair por alguns instantes do ápice do nazismo em seu país. Creio que seja um dos melhores filmes que já assisti e talvez seja por isso que estou me contendo para não contar mais do que devo, caso contrario perde a graça para aqueles que irão assisti-lo.





O longa-metragem é recheado de lições de vida, onde nossas escolhas podem nos levar a caminhos inesperados, contudo bons caminhos, e que a leitura é sempre bem-vinda em qualquer circunstancia até nos momentos em que o panico parece não ter fim, uma história bem contada têm o poder de nos carregar cuidadosamente em seus braços e nos distrair do medo até que o céu esteja sereno e tranquilo para voltarmos a realidade. Então, espero carinhosamente que vocês, leitores assíduos para assistir o filme, que irá te fazer emocionar com a história de vida da encantadora Liesel.





Beijos!


13 comentários

  1. Achei a estória linda e emocionante. Um pouco triste, pois a menina acaba perdendo muitos entes queridos pra ela. Mais também mostra o que pode acontecer quando se tem fé e acredita nele. Amei. Por enquanto o melhor filme que já assisti. E as imagens então? Lindas.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não vi o filme, mas li o livro e espero que o filme seja duplamente emocionante. Com certeza esse foi um dos melhores livros que já li. Chorei rios com ele :((
    Beijos!
    http://trechos-e-textos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia, como você eu também não fiquei atraída para ler este livro, mesmo lendo várias resenhas positivas sobre ele.
    Mas, estou com muita vontade de assistir ao filme.
    Eu sou prova viva, de que a leitura pode te salvar.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia, tudo ok? :)

    Eu ainda não vi o filme porque quero esperar o lançamento mesmo, amo ver no cinema sabe? haha Não quero estragar a magia *-* E cada resenha que leio só aumenta minha ansiosidade!!!!!!!!!!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    estou louca para ver esse filme! Li o livro há alguns anos e adorei! Apesar de não me lembrar muito da história, estou com medo de o longo me decepcionar! Mas vou assistir!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para assistir. Amo o livro e tenho muita fé que o filme é bom. Você é a segunda pessoa que elogiou.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  7. Vou te falar a verdade: chorei TANTO com o final do filme! Nossa, me afetou muito!
    Mas ainda assim, estou apaixonada. Sério, que filme incrível!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o livro, mas o filme parece tão bom quanto o livro, fiquei com vontade de assistir, a estória parece bem emocionante e cheia de lições! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela dica Sílvia! Estou ansiosa para assistir A Menina que Roubava Livros! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  10. OI Mila!
    Eu estou com muita vontade de ver o filme, pois u adorei o trailer..ahh eu não li o livro, sempre tive vontade, mas ainda não o fiz, mesmo vendo o filme ainda irei querer ler o livro, pois é uma temática boa..

    Ensaios de uma Leitura
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Assisti esse filme e tenho que admitir que me apaixonei, e achei o filme melhor do que o livro. Chorei bastante assim como no livro, mas no filme passei a gostar mais da história.
    http://exceptionss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ameeeeeeeei o post amiga! Estou louca pra ler o livro e ver o filme, eu tenho certeza que eu vou amar! ♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Silvia!
    A dica é válida, obrigada.
    Ainda nem li o livro e geralmente gosto de ler o livro primeiro para depois ver o filme, mas ainda assim, estou bem curiosas por apreciar ambos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!