Como eu era antes de você - Jojo Moyes

em 12 de janeiro de 2014

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento.

O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.






Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Gênero: Drama/Romance
Ano: 2013
Páginas: 320


Eu já havia lido resenhas elogiando este livro, mas não me interessava pela sinopse, resolvi ler no Kindle e confesso que foi uma boa surpresa, é meu segundo livro lido neste ano e fico feliz por ter começado tão bem 2014!

Uma história de amor emocionante, que narra à vida de Will, um rapaz com uma vida ativa e com uma carreira bem sucedida que um dia sofre um acidente que o torna tetraplégico, necessitando de cuidados 24 horas, e devido a isso, acaba conhecendo Lou, sua nova cuidadora.



“Ser atirada pra dentro de uma vida totalmente diferente - ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela - obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem...”


Louise Clark, 26 anos, é uma garota comum, namora Patrick, um rapaz egocêntrico que só pensa em praticar esportes e participar de campeonatos. Ela tem sonhos, como toda garota na sua idade, porém se preocupa por ainda viver com os pais, o pai logo fica desempregado e então ela decide ir trabalhar em qualquer coisa, e consegue uma entrevista na casa de Will, conhece sua mãe e fica surpresa, mesmo não tendo experiência, ao ser contratada como a nova cuidadora, que auxilia o enfermeiro nas atividades rotineiras que o jovem necessita.


“O pior de se trabalhar como cuidadora não é o que as pessoas pensam. Não é carregar e limpar a pessoa, os remédios e os lenços de limpeza e o distante, mas de algum modo sempre perceptível, cheiro de desinfetante. Não é nem o fato de quase todo mundo achar que você faz isso porque não tem inteligência suficiente para fazer outra coisa. O pior é o fato de que, quando se passa um dia inteiro num estado de real proximidade com outra pessoa, não há como escapar do estado de humor dela. E nem do seu próprio...”

No início ela não gosta do trabalho e pensa em desistir, aos poucos ela e Will vão se aproximando e estreitando laços, que acaba mudando seus sentimentos em relação a ele.

É um livro delicioso, muito bem escrito, que não deixa espaço para monotonia, não me levou as lágrimas, porém não conseguia parar com a leitura e nem queria que acabasse...

Explora bem o fato da doença de Will, nos trazendo várias reflexões sobre a vida.

“...Eu contei para ele que o amava, a voz descendo de tom até o sussurro. E ele disse que isso apenas não bastava...”

Nessa temática eu fiz resenha para este blog, do livro Pulmão de Aço, que também é muito bom, e tem o filme francês de comédia dramática, Intocáveis (Intouchables, 2011) que inclusive ganhou os prêmios César e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 2013, e é baseado no livro O Segundo Suspiro, lançado no Brasil pela editora Intrínseca.

Para quem gosta de livros inspiradores, com histórias fortes e dramáticas, é uma boa pedida, os estúdios MGM farão o filme baseado na obra de Jojo Moyes com os mesmos roteiristas do filme A culpa é das estrelas, estou louca para assistir a ambos!

Considero um dos melhores livros que já li, a capa é linda, e o livro muito envolvente, desses que nos fazem refletir por dias após seu término, uma lição de vida. Quero ler os outros livros da autora.



Sobre a autora:



JOJO MOYES nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent por 10 anos. Publicou seu primeiro livro em 2002, e desde então dedica-se integralmente à carreira de escritora. Jojo vive em Essex com o marido e o filho.

Títulos publicados no Brasil pela editora Intrínseca: A última carta de amor e A garota que você deixou para trás(lançamento 2014).

Site da autora: http://www.jojomoyes.com/

Beijos Fernanda!!


10 comentários

  1. Ai!!! Quero muito, muito ler! E essas capas fofíssimas de todos os livros dela?

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. aconteceu exatamente a mesma coisa comigo! Era tanta gente elogiando que fiquei com o pé atrás. Não comprei o livro e resolvi ler pelo kindle e definitivamente não me arrependo. É exatamente o que você falou, um livro maravilhoso com o uma história extremamente tocante!
    Uma de minhas melhores leituras também ^^ Adorei a resenha

    Beijos
    Polly
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Assim como você considero, Como Eu Era Antes de Você um dos melhores livros que já li. Os personagens e suas ações me encantaram, além de ter uma capa espetacular. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei empolgada ao ler a resenha e a sinopse. Até que a história chamou minha atenção. Já tinha visto, mas até então não pensava em ler. Mais agora com certeza vou ler. Tem uma história forte e de emoção. Gosto disso ao ler um romance. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Fer,

    Tinha certeza que você ia gostar!
    Este livro é emocionante, principalmente o final, e você expressou muito bem o livro em sua resenha, gostei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Linda resenhas e ótimas as dicas de outros livros e filmes que deixou no fim da postagem.
    Adorei esse livro quando o li, como estava todo mundo comentando tentei ler sem muitas expectativas e fui surpreendida positivamente. Chorei, chorei e fiquei engasgada com o final, embora eu concorde com todas as escolhas de Will. Que homem!!!
    Beijos
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  7. awn gostei amiga <3 não é a primeira vez q vejo gente falando bem desse livro, to quase comprando

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia este livro, mas parece muito bom mesmo e emocionante! Achei o enredo muito diferente, gostei de saber que o livo não cai na monotonia e sei que é uma grande estória para refletirmos e aprendermos também, deve ser ótimo!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ei Mila

    Eu ainda não li nada da autora e tenho muita vontade de conhecer, os livros estão nos desejados, mas ainda não comprei.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Outro livro que anda me perseguindo!
    Parece ser uma leitura rápida, apesar da carga emocional.
    E a capa é linda, e não entendi porque a editora resolveu colocar um design parecido no novo livro O.o haha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!