Resenha Clube dos Imortais - Kizzy Isatis

em 10 de novembro de 2013




A nova quimera dos vampiros. Este é um clube formado por vampiros, bruxas, lobisomens, anjos, e outros seres, coagidos pelo vampiro Luar, para servi- lo em sua busca obsessiva por Álvares de Azevedo. Em 29 de março de 2002, Luciano de Paula é raptado. Para resgatá-lo, seus amigos percorrem locais sombrios de São Paulo, como o lendário clube gótico Madame Satã, o centenário Teatro Municipal e os mais notórios cemitérios. A Sibila rubra, uma bruxa presa ao vampiro por uma promessa ancestral, questiona suas ações, enquanto os lobisomens tramam uma rebelião. Luar, também conhecido como Leão Negro, é amado e odiado, mas tudo que lhe importa é ele mesmo, a personificação do desejo, da maldade e do egoísmo.




“O que vale mais? Uma eternidade vazia ou uma noite perfeita?”




Comprei esse livro depois que assisti uma entrevista com o autor no programa do Jô uma vez, achei muito interessante e fiquei curiosa pela história.

Levei anos para tirá-lo da estante e ler, apesar da minha mãe já ter lido e recomendado, e olha que ela não curte literatura fantástica, e esse ela adorou.

Devia ter lido antes, pois é muito legal mesmo! A história se passa em São Paulo, o autor cita ruas e lugares onde nos sentimos dentro da cabeça dos personagens, o famoso escritor Álvares de Azevedo é um dos personagens principais nesta aventura fictícia e fantástica, uma delícia de ler, inclusive tem citações de músicas de rock durante a trama, que fica impossível não se imaginar ali pelas ruas da capital, sentindo o mesmo que os personagens.

O autor conhece bem o mito de vampiros e lobisomens, segundo o romance, a origem dos vampiros está ligada ao anjo caído Azrael, um dos arcanjos que se rebelaram pelo desejo de possuir as mulheres terrenas, banido para as trevas, o arcanjo rebelde passou a oferecer o dom da imortalidade àqueles que negassem a morte, mas isso tinha um preço: os que aceitassem o dom da imortalidade seriam mortos-vivos, jamais poderiam ver a luz e teriam uma imensa sede por sangue.


“ E para você que não sabe o que acontece ao Nosferatu que entra sem ser convidado, agora vai saber. A barreira invisível que impede o azraelita [vampiro] de passar é um anjo sentinela, um anjo que todos temos guardando as portas de nossas casas.” (pág. 197).


Luar é o vampiro principal, lembra muito o vampiro Lestat de Anne Rice( Entrevista com o Vampiro), no livro ele é o senhor do Clube dos Imortais, muito temido, lidera todos os vampiros e lobisomens da região, sua procura é por alguém que amou muito no passado e sua origem é muito intrigante e cheia de mistérios.

O livro é bem diferente desses atuais, ele é mais fiel ao mito do vampiro, é muito superior a muitos desses lançamentos, a história é mais sombria, gótica e ao mesmo tempo elegante.

Não é a toa que o autor ganhou o Prêmio da UBE - União Brasileira dos Escritores (o Rachel de Queiroz- 2005), é um livro muito bem escrito, de muito bom gosto e está em sua 2ª edição. Tem a continuação que ainda não li: O diário da Sibila Rubra.

Recomendo aos amantes de literatura fantástica, pois o livro não deve nada aos estrangeiros, e mais famosos, certamente os leitores dificilmente se decepcionarão!



"Já aconteceu com você, de estar no metrô e de repente ter a atenção roubada por uma pessoa maravilhosamente linda? Alguém com o poder de te cativar instantaneamente? Ao ver tais pessoas, esquecemos todos os problemas. Há quem chegue na estação predestinada e não desce, preferindo acompanhar o "anjo" mais um pouco, até chegar a hora dele descer. Só então deixamos de ir atrás, criando as mais infames escusas para não fazê-lo, porque hesitaríamos no dizer e fazer."


A capa da 2º edição:


CLUBE DOS IMORTAIS

A nova quimera dos vampiros
Kizzy Ysatis
312 páginas
Novo Século, 2006



Sobre o autor:

Kizzy Ysatis é o nome artístico utilizado por Cristiano de Oliveira Marinho (Santos, 10 de maio de 1977), um escritor brasileiro. Em 2005, seu romance de estreia O Clube dos Imortais (Novo Século, 2006) ganhou o prêmio Rachel de Queiroz na categoria Melhor Romance concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) em cerimônia na Academia Brasileira de Letras (ABL), fato que o tornou o único escritor no Brasil a ganhar um prêmio com um livro sobre vampiros. Recebeu o prêmio de Honra ao Mérito no Concurso Internacional de Literatura da UBE pelo romance O Mistério do Rio das Rosas Brancas (Novo século 2012). Publicou O Diário da Sibila Rubra (Novo Século, 2008), e é coautor de A Tríade (Terracota, 2010), o primeiro romance nacional feito por 4 escritores. Organizou a coletânea de contos Território V (Terracota, 2009).


11 comentários

  1. Quando vi a capa não reconheci o livro, mas ao ver a segunda edição lembrei. Não foi um livro muito divulgado, mas pelo visto tem uma história bem bacana, eu curto este estilo e acho que vou gostar e passa na minha cidade.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. muito legal e bem interessante nunca tinha ouvido falar
    beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa bem interessante, não conhecia.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  4. Não conheço o livro e não gostei da capa, mas parece ter um história interessante!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mila,
    não conhecia o livro e achei a capa bem diferente.
    Não sei se iria curtir a história, mas vou anotar a dica.

    Bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! ^^
    Não conhecia nem o autor nem a obra.
    Parece uma história interessante.
    Me encantei com a capa da segunda edição!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também não conhecia este livro,mas achei sua historia bem interessantes...Mas confesso que a segunda capa é super bonita.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. :e esse eu anoto a dica... sério..... e eu tbm não curto mto fantasia não... mas se ele se parece com Ane rice está ótimo! :q

    ResponderExcluir
  9. Nossa nunca tinha ouvido falar nem do autor e nem do livro dele :S que mancada, ainda mais para quem é fã de literatura fantástica como eu :X
    Gostei mais da capa da 2ªedição *--*
    Com certeza já entrou para a listinha de desejos hahaha
    Valeu pela dica

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Já havia visto esse romance na livraria e não tinha chamado minha atenção até hoje. Mais lendo a resenha e a sinopse pude notar que este romance tem um certo encantamento e uma coerência surpreendente. Uma história rica e fiel ao mito dos vampiros como você mesma mencionou. Adorei.

    ResponderExcluir
  11. Não me lembro de conhecer o livro =/
    Mas de qualquer forma, ele não me chamou muito a atenção.

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!