Resenha Retrato de uma espiã

em 5 de agosto de 2013
Retrato de uma espiã 
Daniel Silva - 304 páginas - Arqueiro 

Aposentado do serviço secreto israelense, o restaurador de arte Gabriel Allon decide passar um fim de semana em Londres com sua esposa, Chiara. Mas seus sentidos estão sempre em alerta, sobretudo depois dos recentes atentados suicidas em Paris e Copenhague. Em meio à multidão, Gabriel detecta um suspeito. Um homem-bomba. Quando está prestes a atirar para matar, ele é detido pela polícia britânica e acaba presenciando um terrível massacre. Já de volta à sua casa na Cornualha e ainda assombrado por não ter sido capaz de impedir o ataque, o agente é convocado a comandar um esquema global contra a guerra santa muçulmana. Uma nova rede terrorista se espalha pela Europa e só há uma solução para derrotá-la: infiltrar um agente duplo. A espiã ideal é uma bilionária saudita que vive de dissimulações, transitando entre os mundos islâmico e ocidental. Treinada por Allon, ela deve evitar que o terror se dissemine. Numa trama que espelha as tensões e conflitos da atualidade, Gabriel precisa identificar o inimigo para, enfim, chegar a seu covil: o plácido porém implacável deserto da Arábia Saudita.





“Uma rede terrorista ameaça a paz mundial e só uma mulher destemida pode derrotá-la.”


Gabriel Allon reconhece um homem bomba em Covent Garden, ele conhece as artimanhas e cada passo que um homem bomba está acostumado a fazer, desde o inicio de sua caminhada aos momentos finais, na oração que procede a Explosão, Gabriel sabe a hora certa de apertar o gatilho e o local certo para que haja morte imediata, para evitar uma possível tentativa de ativar o botão para executar a explosão. Porém, parece que a policia britânica quer evitar que Gabriel salve as pessoas a sua volta e esta atitude causa a morte de 18 vidas.


“-E se você estivesse numa situação semelhante?- Se estivesse em Jerusalém ou em Tel Aviv, eu não teria hesitado em abater o canalha, mais aqui... Acho que teria considerado antes possíveis consequências das minhas ações.- Dezoito pessoas morreram, Uzi.- Considere-se com sorte por não terem sido dezenove.”
Pág.: 46


E então conhecemos um pouco da mente de um homem bomba, a cultura de Israel, e também sobre o magnífico trabalho de restaurar artes.

Gabriel é um homem que apesar de não ser muito sociável é inteligente e neste livro temos o prazer de pensar como ele, de conhecer um pouco mais sobre ele, sua esposa Chiara.

Mal sabe Gabriel, que sua atitude em tentar salvar as dezoito pessoas em Covent Garden fosse mudar sua rotina de aposentado do serviço secreto israelense.  Agora Allon e sua equipe tenta desvendar a mente por trás dos ataques e eliminar este mau que ameaça a paz mundial.

Foi minha primeira experiência com este autor, posso dizer que adorei o livro, suas primeiras páginas me conquistaram, a narrativa do autor é ótima e me senti envolvida rapidamente, com personagens que foram bem construídos, cada um com suas peculiaridades.

Leitura rápida e envolvente que além de entreter uma bela tarde, você ainda conhece um pouco da cultura árabe.


“Quanto ao som da explosão, os que estavam mais próximos não tinham memória alguma, pois os tímpanos foram muito afetados. Todos só conseguiram se lembrar de uma luz branca cegante. Era a luz da morte, disseram. A luz que se vê no momento em que se confronta Deus pela primeira vez.”
Pág. 16


Agradeço a Editora Arqueiro por disponibilizar o livro para Resenha!






12 comentários

  1. Oi Mila,
    eu não conhecia o livro e fiquei na duvida se iria curtir a leitura, mas como você disse que a leitura é rapida acho que arriscaria.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu não sei se curtiria o livro, mas vale dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  3. Ei Mila

    Eu vi a sinopse quando lançou, mas não me chamou muita atenção. Não sei se é o tema mesmo, ainda não fiquei com vontade de ler. Mas vou procurar outras resenhas sobre ele para ver se a maioria gostou hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Milla,

    Muito bom quando um livro nos ganha logo nas primeiras páginas né? Daí é só embarcar na historia e curti. Boa dica.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha!!! Confesso que não faz muito o meu estilo de leitura, mas realmente pelo que vi da resenha parece ótimo.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, Camila.
    Eu não conhecia esse livro e achei o enredo bem empolgante, apesar de ser bastante trágico e tenso. Gostaria de ler um dia.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Milla!
    Não é o livro que eu compraria se visse na livraria.. Mas lendo sua resenha, fiquei com vontade de ler, parece ser muito bom!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá, Milla!
    Eu gostei muito da sinopse é bem convidativa;e a sua resenha simples e direta me fez querer ler este klivro o mais rápido possível rsrs Eu não conhecia o autor,mas já gostei muito dele kkkk
    Beijos!

    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sua resenha ficou ótima, mas não curto muito estórias de suspense ou policial.
    Parece ser bom, mas caso ganhasse daria uma chance.
    Resenha #102 - Sedução Ao Amanhecer - The Hathaways - Livro 02 - Lisa Kleypas
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Milaaaa!
    Sua resenha está otima, porém eu pensava que o livro seria de outro jeito. Não se irei ler, mais sabe mais pra frente eu solicito :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  11. Oi amiga, eu não conhecia esse livro e apesar de ter gostado da sua resenha, eu não curti muito o enredo do livro não!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa Mila!
    Parece um livro bem interessante. Ainda não tinha lido nenhuma sinopse ou resenha. Gostei bastante da sua! ^^

    E aí, como foi de férias? Espero que bem!
    Fico feliz que esteja de volta!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!