Resenha Especial "O Projeto Rosie"

em 16 de agosto de 2013


O Projeto Rosie 
Graeme Simsion - 320 páginas - Record 


Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.

Exceto as mulheres.

Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.

Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.

O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.





Comecei a ler este livro por curiosidade, gosto de livros narrados por homens, ver a perspectiva por outros olhos, este livro faz parte do gênero “Lad-Lit” que nada mais é do que um Chick-lit, só que narrado por um homem.

Don Tillman tem poucos amigos e sua vida social não é muito badalada.  Na verdade ele tem apenas dois amigos, pois os outros dois já estão mortos. Ele não é de meias palavras, muito sincero e verdadeiro.

É uma pessoa diferente, muito mesmo, um cara com seus 39 anos, solteiro, boas condições financeiras, em boa forma, inteligente, ou seja, ótimas qualidades não é mesmo? Mais então, qual seria o problema do professor Tillman afinal, porque ele não consegue uma namorada?


“— Don, você daria um marido maravilhoso.

Isso era tão contrário às minhas experiências de rejeição entre as mulheres que fiquei sem fala por algum tempo. Depois, apresentei-lhe os fatos — toda a história de minhas tentativas de encontrar uma companheira. Comecei pela minha crença, quando menino, de que me casaria quando crescesse e terminei com a desistência dessa ideia quando ficou evidente que eu não era adequado.”

Don foi convidado pelo seu amigo Gene para realizar uma palestra de Síndrome de Asperger, e é por esta palestra que Don tem a ideia de montar seu projeto Esposa, onde monta um questionário para selecionar a esposa ideal, mais seus planos não vão nada bem.


Rosie entra em sua vida para dar uma reviravolta em todos os seus planos, ela precisa de sua ajuda e como Don é muito prestativo, concorda em ajudá-la, mais Rosie é o oposto de Don, não é nem um pouco compatível, só que os opostos se atraem não é mesmo?
Quem não conhece está frase..

A esposa perfeita tem que ser pontual, não fumante, bebida alcoólica jamais, fanática religiosa não, não pode ser vegetariana, o que você pensa sobre sorvete? Há, tem que ser inteligente, é muita coisa, tanto é que o questionário que ele cria tem 16 páginas, eu teria desistido dele na primeira. (Na verdade eu não passei no teste.)

E se você está curiosa com o questionário, a Editora Record em sua página no Face, disponibilizou para que nós leitores o façamos, afinal quem não esta curioso para saber se é compatível ou não com Don. Veja o Questionário Aqui.

Meu sentimento ao ler o livro foi surpresa e conhecimento, pois fiquei de queixo caído algumas vezes ao ver como é a vida de Don, o cara é inteligente demais, também ele é geneticista e adora pesquisas científicas, ele é super controlado com seus horários, sendo tudo cronometrado. Seu lema é ser pontual, eu adoro pessoas pontuais, porque sou uma delas. Mais tem algumas pessoas que não se importam com isso. Mais como diz Claudia esposa de Gene, quem não se atrasa pelo menos uma vez?

O livro não é meu favorito, mais gostei bastante de conhecer Don, suas manias e me diverti durantes essas 320 páginas, além de conhecer sobre a Síndrome de Aspeger, que eu simplesmente desconhecia até ler este livro, afinal Don não é apenas um professor geneticista super nerd, ele é mais que isso, e creio eu que vocês irão amar conhecê-lo.

A diagramação do livro é linda e com muito capricho, com uma narrativa mediana, não muito rápida mais também não foi lenta.

“Gene e Claudia tentaram por algum tempo me ajudar com o Problema Esposa. Infelizmente, a abordagem deles se baseava no tradicional paradigma do namoro, que eu já havia abandonado baseando-me no fato de que as probabilidades de sucesso não justificavam o esforço e as experiências negativas. Tenho trinta e nove anos, sou alto, estou em forma e sou inteligente; tenho um status relativamente elevado e uma renda acima da média como professor associado. Segundo a lógica, eu deveria atrair uma ampla variedade de mulheres.”


Se você quer saber mais sobre “Lad-lit”, entre no blog Cultivando a Leitura, foi lá que descobri o que é o “Lad-lit e o Dude-lit”.


Obrigada ao Grupo Editorial Record 
pelo envio do livro



Beijos Mila



12 comentários

  1. Olá Mila,
    já li em vários blogs resenha desse livro,
    e fiquei super curiosa, para ler pois a narrativa
    é de um homem. Li uma vez um livro e nele tinha um capitulo que era narrada por um homem e adorei, achei bem bolado. Acredito que ao ler este livro e vá gostar. Sua resenha esta muito boa e adoro sua sinceridade,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler, Mila. Só vejo resenhas elogiosas.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  3. Mila :)
    Como vai?
    Não conhecia este livro :O
    Mas curti a resenha,não conhecia esta Síndrome mencionada :O

    Beijos e tenha um excelente final de semana
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Tirei um tempo para vir te ver sabe como anda a vida e quanto mais o ano se aproxima do fim parece que mais se aperta o tempo ne???Enfim não conhecia o livro e adorei sua resenha achei super boa mesmo mas não sei se ia gostar de ler o livro porque oc ara realmente parece meio pirado querendo encontrar alguem perfeita eu não passaria nem da primeira pergunta provavelmente...hauhauha...mas gostei muito da resenha mesmo quem sabe futuramente.
    Bjinhossssssss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro e adorei o foco que você deu a sua resenha!!

    Livro gostoso demais não é???

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lad-Lit, adorei o termo.. desconhecido, mas interessante a proposta.

    Mas gente, a capa do livro passa uma coisa totalmente diferente da história! HAHA
    Pensei que fosse algo super fofo e pans.. O.o

    bjs

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. eu tb não passei no teste kk
    adorei ^^

    ResponderExcluir
  8. Ei Mila,

    Ah eu adorei este livro, achei tão fofo. Me diverti demais, não dei 5, mas não acho que a narrativa seja mediana, o livro não é cheio de grandes acontecimentos, mas achei a narrativa deliciosa e muito inteligente.
    Não tinha feito ainda o questionário, vou lá ver hehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ameeeeeeeeei sua resenha amiga eu estou louca pra ver esse livro!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que perfeito, não sabia sobre o que contava o livro, só via fotos e mais fotos da capa pelos blogs e não procurei me profundar mais sobre o assunto, mas achei super legal e quero ler o livro em breve!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi mila! Curti bastante o livro e o Don foi diversão pura, é muito legal ver um homem no papel que sempre fica para a mulherada nas histórias e ver assim o outro lado da moeda.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Um dos livros que estão na minha grande lista de livros para comprar e ler, rs. Beijos,

    http://perdidanoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!