Filme Percy Jackson e o Mar de Monstros

em 29 de agosto de 2013














Olá, pessoal!
Eu sou a Silvia, a mais nova colaboradora do blog, alguns de vocês devem me conhecer do blog Pocket Libro. A proposta desta coluna é trazer  aqui as adaptações dos nossos livros favoritos que ganharam vida nas telonas. Espero que gostem dos meus textos postados aqui. 

Hoje, o filme de estreia da coluna é Percy Jackson e o Mar de Monstros.

Percy Jackson e o Mar de Monstros

Nome original:  Percy Jackson : Sea of Monsters
Gênero: Aventura, Fantasia.
Direção: Thor Fredenthal
Roteiro: Larry Karaszewski, Marc Guggenheim, Scott Alexander.
Duração: 106 minutos
Elenco: Alexandra Daddario, Anthony Head, Brandon T. Jackson, Daniel Cudmore, Derek Mears, Douglas Smith, Grey Damon, Jake Abel, Leven Rambin, Logan Lerman, Missi Pyle, Nathan Fillion, Robert Maillet, Sean Bean, Stanley Tucci.

Sinopse

Há alguns anos atrás, quatro crianças meio-sangue fugiam pelas curvas sinuosas da floresta de um monstro terrível a caminho do Acampamento Meio-Sangue; o único lugar seguro para pessoas como eles. Contudo, uma jovem menina chamada Thalia num ato de coragem sacrificou a sua vida pela proteção de seus amigos.
Hoje, Percy Jackson ( Logan Lerman) teve uma ano surpreendentemente calmo, sem lutas eletrizantes com criaturas abomináveis ou alto do tipo. Mas, agora o destino do acampamento está em perigo. A proteção magica do lugar - a árvore de Thalia - foi misteriosamente envenenada e, ao menos que seja curada, todos os semideuses serão mortos.
Então Percy embarca numa jornada épica em busca do poderoso Velocino de Ouro, nas águas místicas do Mar de Monstros (conhecido pelos humanos como o enigmático Triângulo das Bermudas). Caberá a eles encontrar está única fonte da salvação para todos os meio-sangues.
Como todos nós sabemos leitores compulsivos, Percy Jackson é uma série de autoria do Rick Riordan que ganhou vida nas telonas, contudo tenho certa dúvida se o Thor Freudenthal (diretor) e Marc Guggenheim (roteirista) não apreciaram os livros para assim transforma-lo em uma adaptação convincente para os espectadores. Já que o primeiro filme foi decepcionante.
Quando comecei a assistir este longa uma pontada de excitação acendeu dentro de mim, contudo, mais uma vez, os roteiristas optaram em fazer as suas "famosas adaptações". Apesar de não entender está vontade impulsiva de reinventar uma boa história.
O roteiro do mesmo não teve uma atenção necessária para uma elaboração contundente, principalmente em relação a alguns personagens marcantes do livro tal qual: Clarisse a filha de Ares. Ela tem uma personalidade forte e calculista, como no livro, porém muita das vezes achei que ela iria dá uma surra em Percy. Tyson, o meio-irmão de Percy nos é  apresentados já no começo do filme; o que não me agradou, porque deseja ver as cenas na escola de Percy contra os monstros canibais.
Mais todos estes acontecimentos são todos relevantes, se você compara-lo a um detalhe excluído do filme: Por que o Grover não está de vestido de noiva?
Eu queria muito vê-lo de noiva, principalmente o ciclope Polifermo de smoking azul-bebê. Triste. Foi assim que eu senti quando o vi no inicio do filme. Mas nem tudo foi ruim.
Particularmente, gostei muito das três motoristas do táxi do Olimpo .Estas sim podiam ter mais destaque como o Luke que aparece em pouquíssimas cenas no decorrer da trama. 
O que me leva a um coadjuvante encantador. Tyson. Um ciclope muito fofo, que para mim, é o destaque do filme inteiro – é como não ser, aquele olho só me dava certo calafrios – ele é um personagem cativante com um suave toque de humor. Tenho certeza que arrancara muitas risadas calorosas dos espectadores.

Portanto, para os fanáticos da série Percy Jackson e os Olimpianos, espero que não tenha destruído muito as suas expectativas em relação ao mesmo. Mas aqui eu tenho que ser sincera em meu ponto de vista. O filme é muito bom, apesar dos pontos negativos citados acima. Muitos temas abordados no roteiro semeou uma lição esquecida por mim: O filme em questão nunca será igual as paginas magicas do livro.

Beijos!


26 comentários

  1. Oi Mila,
    eu não estou nem um pouco empolgada para ver esse filme. Vou esperar e alugar depois.
    Eles estragaram o primeiro filme e confesso não esperar muito do segundo, mesmo amando a série.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie!!

    Menina eu me decepcionei um pouco com filme pelo mesmo que fato que vc.
    Fiquei meio assim no início do filme, quando vi o Grover, eles mudaram né?
    Agora o Tysom me conquistou no livro e no filme eu ameiii ele.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que o filme apesar das adaptações agradou aos fãs. Confesso que o primeiro filme não me animou para ver a continuação no cinema em nem ler os livros :/
    Mas quando sair em dvd devo pegar para assistir.
    Voltei, não congelei com o frio daqui do sul, rs. Foi por pouco, kkk.

    Bjos

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
  4. Não curti o filme Ladrão de Raios e u já sabia que não iria ser tão bom assim...não é que não assisti ainda e nem vou eu acho.
    Aaaah! Seja bem-vinda!
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  5. EI Mila

    Não gostei muito do filme não, achei bem fraco e bem "sessão da tarde" rs.
    Deu para divertir e tal, mas esperava bem mais.
    E ao contrário de vc eu não curti o Tyson, eu imaginava ele tão maior e tão diferente lendo os livros rsrs.
    Tbm senti falta da noiva hehehe.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Sílvia, seja bem vinda!
    Eu não li o livros. Eu assisti ao primeiro filme, e confesso que achei bem fraquinho, mesmo não tendo lido o livro.
    Quanto a este, acho que vou esperar passar na TV... kkk
    Ótimo post, e ótima dica, para quem leu e gostou dos livros. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não ser o seguimento cinematográfico que mais gosto, a história parece ser interessante! Valeu pela dica! ;)

    http://diariodabrunet.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Somente vi o primeiro filme, mas pretendo ver esse tb.
    Não sou muito fã, nem tenho os livros e tals, mas acho super legal.
    Resenha #108 – Sem Mais Encontros Ruins – Rachel Gibson.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. O filme nunca é igual ao livro MESMO, por isso nós leitores ficamos tão chateados ao assistir uma adaptação. Ainda não criei coragem de assistir PJ!
    Isabela

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum livro da série, mais assisti ao primeiro filme.

    Estou bastante curiosa para assistir a esse filme, espero que ele supere o anterior :)

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  11. Eu fui assistir esse filme com muuuito medo do que me aguardava, porque vamos ser sinceros, a adaptação do primeiro foi horrível, simplesmente ridícula (teve até uma Annabeth morena.... :X)
    Mas eu adorei o filme, de verdade, não sei como, nem porque, mas eu simplesmente adorei (o filme é mágico).
    Todos devem assistir :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Quero ver esse filme!
    Espero que seja melhor que o 1º
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Oi flor,
    Bem vinda ao blog espero que goste daqui...rsrs...então vim ver sua coluna sim...sou fã do percy adoro mitologia e acho que rick e o cara nesse quesito quanto aos filmes o que dizer...meu deus...o primeiro ja estragaram e agora o segundo me deixou desapontada totalmente ao sair do cinema sabe quando voce sai com aquela sensação eu queria mais...e depois as adaptações deles não me agradaram nem um pouco...para quem não conhece os livros pode ser uma otima historia agora para quem já leu tende a ser uma decepção infelizmente.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei da dica Silvia. Assisti o primeiro filme da saga e curti bastante, mas isso porque ainda não li os livros. Quero muito assistir esse segundo filme. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Concordo, flor, os filmes sempre deixam a desejar em relação ao livro, por isso, eu sempre prefiro ver primeiro o filme pra depois ler o livro, só fiz ao contrário uma vez e me arrependei... gostei de sua sinopse. O filme parece ser interessante. beijinhos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li o livro, para ver o filme antes, sabe evitar a frustração, principalmente depois do primeiro filme

    bjo
    pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  17. Oi Milla e Silvia!
    Eu não li o livro, e pra falar a verdade não estou ansiosa para ver o filme... Mas também não entendo por que as pessoas tem que mudar tanta coisa quando fazem uma adaptação.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Realmente eu ouvi várias reclamações a respeito disso, faltou muitos detalhes.
    Mas em geral eu gostei, principalmente do Tyson!


    Tem dois post novos lá no blog, dá uma passadinha lá depois (:
    beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu to louca pra ver. Principalmente porque ano passado terminei a série dos gregos e li esse. E ainda bem que se empenharam mais para fazer esse filme, porque o primeiro não fez jus ao livro.

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  20. ainda não vi nem o primeiro filme,rs, e ouvi várias críticas aos dois. Esse está melhor?
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nao estou empolgada para ve o filme
    antes de saber q era baseado em um livro achei uma porcaria, quando li ai q comprovei, por isso q vou passar longe desse filme srsrrs
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi! ^^
    Ainda não li o livro e queria fazer isso antes de assistir o filme.
    Gostei do seu texto Silvia! Muito sucesso com a coluna!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não consegui assistir esse filme. Espero não me decepcionar, porque estou com a expectativa lá em cima rsrs

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Silvia!

    Eu não li os livros, então gostei do primeiro filme. Mas confesso que não sinto muita vontade de ler os livros. Quero muito assistir a continuação, espero que seja de meu agrado. Uma pena que para os fãs do livro, tenha sido um pouco decepcionante.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi,

    li os livros da série há muito tempo e não me lembro muito da história, mas as mudanças que fizeram no filme foram tão grosseiras e mal planejadas que eu acabei odiando o filme!

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. O livro é sensacional... O filme é ótimo, porém, mais uma vez, não foi muito fiel ao livro... eles não viraram porquinhos da índia :"(

    Da uma conferida no meu blog... quem gosta de livro lá é um ótimo lugar rs.. http://manuscritoscoletivos.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!