Semana de Resenhas Record #2: Diários do Vampiro – O Despertar

em 23 de abril de 2013




Diários do Vampiro - O Despertar 
L. J. Smith - 240 páginas - Galera Record 

(Livro que deu origem a série de TV Vampire Diaries)


Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois.



Bom, não tem como começar esta resenha sem comparar série com livro, é tudo diferente, os personagens tem outras características e personalidades, achei Elena fútil e má, Damon não tem os lindos olhos azuis, Stefan se aproxima de Elena de maneira diferente, Caroline não faz parte dos melhores amigos  e é quase uma rival, e Elena tem uma irmãzinha.

Meredith não existe no seriado e Bonnie é a mesma Bonnie só que ruiva.

Porém no livro existe explicações que na série não vemos, como de o porque Damon se transformar em corvo e de que os vampiros tem poderes e um desses poderes é se transformar em animais, mais isso se o vampiro se alimentar de sangue humano e não fazer a tal dieta.

Katherine é doce e frágil, se mata para tentar unir os dois irmãos, enquanto Elena é forte e destemida, encara tudo e a todos que estiverem em sua frente, estilo garota de Beverly hills.

Ela enfrenta Damon apesar de saber o que ele é.

Mais eu ainda estou no primeiro livro e não sei o que esperar, só posso dizer que se eu não tivesse visto o seriado, e eu estou na terceira temporada, eu não continuaria a ler.


Agora me digam, para quem já leu o livro e viu o seriado, qual o melhor na opinião de vocês?

Porque pelo pouco que eu li, e o primeiro livro foi meio vago, achei bem diferente Livro x Seriado, mais talvez o livro melhore no decorrer da história, ou não..

Aí eu fico pensando em como é feito o trabalho de construir uma série ou um filme baseado em um livro, como seria a cabeça dos produtores, porque mudam a história, tiram certos personagens, eu gostaria muito de ir mais a fundo sobre isso e tentar entender qual a "visão" que eles tem para a mudança ou para deixar a adaptação fiel ao livro.




Esta Resenha faz parte do 
Projeto Semana de Resenhas Record.
Confiram outras Resenhas nos Blogs Participantes:

Daily Of Books Mila (Eu ^^)


17 comentários

  1. Oi,Milla!
    Eu nunca li nenhum doslivros e nem assisti ao seriado. Não sou muito fã de narrativas vampirescas e talvez seja por esse motivo que eu não possa opinar algo relevante..rs
    Tenho uma certa preguiça para acompanhar séries muito longas.

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Milla!
    Eu vi só a primeira temporada da série, então não consigo fazer muitas comparações...
    Dos livros, li até o terceiro que foi o que mais gostei.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Milla,
    Esse é um dos poucos casos que prefiro muito mais a série (mas parei de assistir)
    Achei o livro tão fraco no sentido de plano de fundo, de personagens fortes... no sentido geral..
    A escrita nem é ruim, mas acho que faltou um toque que tem no seriado. difícil de dizer!
    Adorei tua resenha! =)
    Apontou os pontos negativos ^^

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    ja li esse livro, mas faz um bom tempo... Gostava muito dos livros, até que a autora começou a escrever mais só porque a série tava bombando... O seriado não é melhor que o livro, mas o acho tão bom quanto. Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu li até o penúltimo livro dessa série (não li o último, pois emprestei antes de ler e nunca mais vi), mas eu prefiro muito mais os livros que a série. Acho que por ter lido os quatro primeiros antes de começar a ver o seriado. A linguagem que a autora se utiliza para mim é incrível. A meu ver, devo ressaltar isso, a forma com que ela descreveu a vida das personagens e todos os acontecimentos sombrios na cidade foi demais. Sério, gosto disso. O livro não se torna de terror, mesmo quando coisas sombrias acontecem. Tipo aquele terror para jovens (Clube do Terror, Goosebumps), mas... cada um com sua opinião. Eu amo todos os livros dessa série! - Felipe (A Hora do Livro)

    ResponderExcluir
  6. Oi Mila, eu prefiro a série sem sombra de duvida. Eu comecei a ler os livros antes de assistir a série. Eu só consegui ler os dois primeiros livros. Não gostei, a história não me empolgou sabe?
    Mas, por incrível que pareça, eu amo a série. Assisti as três primeiras temporadas em simultâneo com eles lá fora e adorei tudo. Preciso urgente arrumar um tempo para assistir a quarta temporada. Adorei sua resenha e achei muito legal a questão que você colocou. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Mila, tudo bem?
    eu li até o 4° livro da série. Não acompanho a série de tv, mas posso te falar sobre os livros. Eu parei de ler porque no fim a estória virou um bolo tão surreal que não aguentei, porque pra mim, sobrenatural é uma coisa, mas aquilo já era de mais para minha cabecinha rsrsrs. Enfim, há quem diga que a série de tv é bem melhor, e que eles modificaram porque os livros ficaram meio sem sentido.
    Abraços flor,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  8. eu acho esse livro bem devagar. eu prefiro mil vezes a serei asuhshu mas tenho o box com os 4 primeiros livros xp

    ResponderExcluir
  9. Ei Milla, tudo bem?

    Olha, vou ser bem sincera, peguei esse livro para ler quando a série tava começando a terceira temporada... nem consegui terminar. Tipo, já tava apaixonada pela série daquele jeito, sabe? A Elena é irmã do Jeremy e não de uma menina que eu nem me lembro o nome. Como assim Caroline é aquilo? E a Elena é chaaaaata. Desisti logo de cara, nem tentei ler o resto, só mesmo o Diario de Stefan!
    Vc tocou num ponto que a série realmente esqueceu. Damon começa de corvo, nunca foi explicado porque e ele nem fez isso de novo!

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, eu adorei a série, li todos os livros até agora lançados e fiquei muito surpresa com tantas diferenças com a série. Isso me decepcionou muito !
    Espero que goste dos livros, porque são bem melhores que a série !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O seriado é 100% melhor, com toda a certeza. Ainda não li essa série, mas sei que muita gente diz que ela acaba por estimular a ver a série, mas não a continuar a lê-la. Estranho!!! kkkkkkkk
    Como fiquei meio fora da onda vampiresca na época que ela explodiu no Brasil, acho que posso dizer que vampiros teens não são muito a minha praia. A série consegue ter ótimos elementos e as intepretações (com algumas exceções) são a chave pra gente se envolver.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro se enquandra nos raros casos em que o que foi produzido para Tv ou cinema supera o livro. Acho o livro muito aquém da série. Não consegui passar do terceiro e olha que o livro pra mim sempre vem em primeiro lugar enfim...

    ResponderExcluir
  13. Oii Mila...
    Eu só li este livro da coleção e confesso que achei bem fraquinho se comparado ao seriado, por isso parei. E ouvi muitos dizerem o mesmo em relação aos outros livros também. Ainda não me convenci que a L.J. Smith é boa autora...hehe, também não gostei de O Circulo Secreto...

    Beijoss

    TeLa
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  14. Vamos lá pode me colocar no tronco e soltar as chicotadas, rsrsrs. Adoro livros sobrenaturais,e com vampiros na trama???? Mas não li nada da série ainda, e nem assisti ao da tv. Vejo que vou ter que fazer os dois... Dica anotada. bju
    Eykler

    ResponderExcluir
  15. Oi! ^^
    Bom, eu ainda não li esse livro nem vi o seriado.
    Acho a estória de vampiros interessante, mas depois de ler sua resenha fiquei meio na dúvida se leio ou não...

    Beijusss;

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho a coleção dos livros e esse foi o único que eu gostei, depois a história vai ficando chata e sem noção sabe? Eu acho a série muito superior.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu fico meio chateada com as modificações,mas nesse caso foi muito melhor,pois a série dá de 10 a 0 nos livros,eles são chatos,lentos sem sentido.. aff desculpa,mas são muitos pontos negativos... você já sentiu o clima da série em livros,aconselho a largá-la e correr para uma maratona de TVD em DVD...

    kkkkkkk


    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!