Resenha A Costureira

em 20 de abril de 2013



A Costureira 
Kate Alcott - 376 páginas - Geração Editorial 

Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.




O livro A Costureira é quase uma relíquia histórica, pois quem é fascinado pela história do Titanic irá amar. Diferente da velha história de Rose DeWitt e Jack Dawson que conhecemos pela obra de James Cameron, este livro ganha enfoque no inquérito do desastre, nele acompanhamos a dura realidade de famílias desfeitas, de mulheres que resolveram morrer ao lado de seus maridos a viver sem eles, conhecemos a escassez dos botes, da inexperiência dos marinheiros, da falta de ferramentas.

Tess é uma jovem que está inconformada com sua vida, seu trabalho que não é reconhecido, uma empregada que sonha em ser estilista da alta costura, eximia costureira e com o sonho de mudar de vida, parte rumo ao Titanic.

Lady Duff Gordon, estilista de renome, se sente traída quando descobre por seu marido que sua empregada não irá a bordo do Titanic.

Tess está desesperada, pois ninguém quer lhe dar emprego, quando ela chega a Lady Duff e a reconhece percebe aí sua grande chance e não liga se para isso tenha que trabalhar como empregada de Lady Duff. Mesmo temerosa Lady Duff dá o cargo para Tess e juntas vão se conhecendo aos poucos.

Tess com a convivência diária, acaba por perceber que Lady Duff não é o que parece, embora seja uma boa pessoa, ela não mede esforços para que seus planos saem como o planejado.

O romance é leve, muito leve e apesar de Tess ser uma mulher simples e humilde, ela tem suas convicções, sabe o que é certo e está disposta a não desviar de seu caminho e realizar seu grande sonho de ser estilista.

Os personagens são muito bem construídos, cada um tem seu igual valor e alguns chegam a roubar a cena, sinto como se não houvesse protagonista e sim vários protagonistas e suas belas lições de vida.

Nota máxima para Pink, mulher corajosa, excepcional, jornalista, íntegra, quase uma detetive.

Jim e Jack, ambos apaixonados por Tess, fazem parte de mundos diferentes. Jim um marinheiro simpático, trabalhador digno.

Jack Bremerton, um homem bondoso, corajoso e da alta sociedade.

Tragédia, Acusações.. Suborno? Suicídio... 

Um ótimo livro que ganha cinco estrelas pela excelente narrativa e uma ótima história.

A Geração Editorial fez um ótimo trabalho, a capa é belíssima e a diagramação está perfeita. 




Beijos .. ^^




21 comentários

  1. Oi Milla!
    Nossa! A história desse livro parece ser muito boa. Fiquei com muita vontade de ler. A capa também é linda.
    Adorei a sua resenha.

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. uau ja é a segunda pessoa que eu vejo falando bem desse livro
    curti a resenha amiga

    ResponderExcluir
  3. Vi esse livro domingo passado na Saraiva, mas não dei nada por ele rs.
    Msm adorando a história do Titanic, depois de ler sua resenha vi que estava completamente enganada!
    Deve ser uma estória incrível que eu vou querer conhecer.
    Caixinha de Correios #16.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mila! Eu amei o livro, fui surpreendida com a consistência da trama. Achei que ia ser mais um livro sobre o navio, mas foi muito melhor.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era mais novo costumava ter uma fixação por tragédias, a do Titanic principalmente! Foi um pesadelo, mas ao mesmo tempo tão poético, não acha? A lição tirada por mim daquilo tudo é que as aparências enganam. As coisas podem ser feitas do mais duro metal, mas são frágeis e quebradas por dentro.
    Adorei a resenha! Quero ler A Costureira já!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. Segunda resenha que leio e as duas positivas em deixando doida pelo livro. Adoro a história do Titanic e essa não parece ser menos glamourosa, e melhor, pois vem num livro com essa capa maravilhosa. Vou comprá-lo com certeza, sua resenha está excelente, como sempre.
    Beijão
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Oi, esse livros parece ser muito bom. Em breve pretendo comprar esse livros, adorei sua resenha.

    Bjos
    Lucas

    mundodoslivros8.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ameeeeeeeei sua resenha amiga, eu achei o enredo desse livro muito interessante e é uma livro que muitas pessoas vão querer ler sim! Ótima dica! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha Mila. Eu também terminei de ler este livro esta semana, e gostei bastante, apesar de achar que a narrativa ficou meio lenta em algumas partes, mas nada que atrapalhasse o andamento da história...
    Foi até engraçado, porque acabei de postar esta resenha lá no blog, e foi muito legal comparar nossos pontos de vista... Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    já tinha ouvido falar desse livro e sou louca para lê-lo! Apesar de que achei meio chatinho a história envolver a famosa história do naufrágio do Titanic... Acho essa capa divina! Amei a resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada por Titanic (filme) e só de saber que tem livros relacionados a história,mesmo que diferente daquela história de amor do casal principa, eu já fico interessada!
    Pela sua resenha fiquei muito curiosa e sem sombra de dúvidas essa vai ser uma leitura futura!
    Gostei muito da resenha e da sugestão!

    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente AMEI a resenha.
    No filme do Titanic uma mulher q sentou ao meu lado me deu um lencinho do tanto q eu chorava kkkkkkk
    Mais uma ótima dica Mila!
    Beijos
    Isa

    ResponderExcluir
  13. Outra resenha de arrebentar. O fato de falar sobre o Titanic já foi o bastante para me interessar pela narrativa. Apesar de ter acontecido a tanto tempo, esse naufrágio ainda está envolto a muito mistério e surpestição. Um romance ambientado nesse navio nos faz ver as coisas sob um ângulo diferenciado, porque nós já sabemos o que vai acontecer. Preciso ler esse livro rápido... BJS!

    ResponderExcluir
  14. Oie Mila,
    nossa estou mega curiosa por esse livro, n~´ao vi ninguém falando mal dele e essa capa me chama atenção. adorei!!

    bjinhos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que história incrível, ainda não tinha ouvido falar desse livro. Bela resenha!
    Respondendo sua pergunta eu ainda não encontrei nenhum livro que começasse com a letra "O". Assim que achar eu aviso rsrsrs


    Bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ola, não conheço este livro. Mas adoreii
    ler sua resenha e conhecer mais um pouco.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Eu preciso correndo começar a lereste livro. Duas amigas que já gostaram e outras pessoas, estou perdendo algo. Lerei em breve.

    ResponderExcluir
  18. Pretendo ler o o livro. Gostei da proposta, o lance do Titanic despertou e muito vinha vontade de ler.
    Beijos..

    ResponderExcluir
  19. amiga que resenha foi essa???? Eu vou amar ler esse livro. Só de falar do Titanic sobre uma outra perspectiva do que ja vimos já me chamou a atenção. Depois de ler sua resenha me sinto quase que "obrigada" a ler o livro. E vamos combinar que a capa é uma coisa de linda, né?!?!?!? Dica anotadíssima. bjs
    Eykler

    ResponderExcluir
  20. Eu adorei esse livro,em algumas partes ele é um pouco lento,mas a história do Titanic contada pela autora é bem interessantes,os sobreviventes,a reporter.. adorei os relacionamentos,os personagens... tudo.. só queria um pouco mais de romance,mas a personagem principal achou seu lugar e acabou feliz...

    Leitura muito boa...Super recomendo!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nossa, não esperava todo esse enredo neste livro.. já tinha lido que era algo a ver com o Titanic, e confesso que depois de assistir na época ele 10 vzs no cinema.. não fiquei interessada neste livro! Bom, opinião modificada agora.. adorei, ainda por cima com um triangulo amoroso?! Delícia xDDD

    bjokas e ótima resenha, parabéns!

    Roberta Sheyler
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!