Resenha A Sabedoria dos Jesuítas para (quase) tudo

em 14 de março de 2013


















“Este livro é uma introdução ao caminho de Santo Inácio de Loyola, pelo menos da forma como o aprendi em mais de 20 anos como jesuíta. 


A espiritualidade inaciana é tão ampla que a apresentarei em uma grande variedade de tópicos, entre eles: fazer boas escolhas, encontrar uma ocupação relevante, ser um bom amigo, viver com simplicidade, pensar sobre o sofrimento, aprofundar a oração, se esforçar para ser uma pessoa melhor e aprender a amar. 
O caminho de Inácio nos ensina que não há nada que não faça parte da vida espiritual. Todos aqueles assuntos nos quais você tem evitado tocar – dificuldades conjugais, problemas no trabalho, uma doença grave, um relacionamento rompido, preocupações financeiras – podem ser abordados e examinados sob a luz de Deus. 
Veremos como encontrar Deus em tudo e tudo em Deus. E tentaremos fazer isso com senso de humor, um elemento essencial da vida espiritual. 
Também apresentarei algumas maneiras claras e simples de incorporar a espiritualidade inaciana à sua vida cotidiana. Desenvolver a espiritualidade não deve ser uma tarefa complexa, por isso oferecerei dicas simples e exemplos da vida real. 






“Você não precisa ser católico, cristão, religioso nem espiritualizado para se beneficiar de alguns dos insights de Santo Inácio de Loyola.”

Este livro não é o estilo que eu sempre leio, porém têm momentos em minha vida em que sinto preciso de palavras sábias, palavras que de alguma maneira me faltam no meu dia a dia, porque embora eu me sinta feliz, as vezes sinto que falta algo.

Veja bem, eu sou católica, mais não sou praticante, eu acredito em Deus e em todas as formas que ele pode se comunicar, seja cristão, espírita, budista e todas mais religiões que existem por aí. Acredito em espiritualidade e sempre tive mente aberta para a sabedoria de algumas religiões.

Neste livro conhecemos um pouco mais sobre Santo Inácio de Loyola, quem é e o que ele nos tem a dizer. Não conhecia sua trajetória e fiquei encantada com sua história, o seu caminho.

“Ele nos ensina a amar e a aceitar o amor.”

Lendo este livro aprendi algumas coisas, e lendo suas palavras eu senti como se elas me tocassem profundamente, palavras que estavam esquecidas, palavras que não conhecia ou aquelas que não queria escutar, são mensagens lindas que vão te fazer pensar, vou compartilhar uma linda que gostei muito.

“Mas não se preocupe se não se sentir perto de Deus neste momento. Nem se nunca se sentir. Ou se tem dúvidas da sua Existência. Ou mesmo se está razoavelmente convencida de que Deus não existe. Continue lendo. Deus cuidará do resto.”

Posso dizer então que adorei este livro e todas as mensagens positivas que ele me passou e eu teria muitos trechos do qual me encantei para compartilhar para vocês, mais não vou fazer isso, deixo a cargo de quem gosta deste estilo de livro se aprofundar nestas belas palavras.

Super Recomendo este livro para quem busca conhecimento, paz, história, talvez você goste, talvez não, mais é uma ótima leitura para te fazer pensar.

Obrigada Editora Sextante pela Cortesia!!



Beijos ^^



15 comentários

  1. aii, parece otimo, deu vontade de ler agoraa,, bjinhoo

    corderio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse post me lembrou do Papa amiga! hahahaha
    Amei a dica!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Nunca li um livro religioso,na verdade nunca me chamou a atenção,então não sei se é meu gênero .Eu tenho uma religião mas não leio livros assim pois querendo ou não quem escreve quer ditar uma regra ou passar mandamentos errados digamos assim,Mas sua resenha chamou minha atenção mostrando que talvez eu esteja errada,e vou lhe confessar que até me fez mudar um pouco de idéia .
    Kkkkk
    Boa Semana.
    Mariana - Worldoftorivega

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga!
    São bons livros assim, não são?
    É uma leitura relaxante e leve, é bom ás vezes fugir para esse tipo de leitura!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho difícil eu ler. Não gosto do estilo e quando leio algo mais religioso, leio algo cristão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu achei lindo o que você escreveu...não imaginava isso do livro.
    Beijos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Mila.
    Adorei a resenha, adorei a dica do livro. Sei bem o que sentiu, acho que sinto o mesmo, já que tb sou católica, porém não praticante, mas as vezes eu preciso sentir e ouvir estas palavras de conforto. As vezes abro minha mente e pego um livro assim pra ler.. Adorei amiga

    Beijãooo

    Tela
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Mila. apesar de não ser o estilo corriqueiro na leitura, gosto de livros assim. Santo Inácioo de Loyola foi de fato um grande homem. Adorei a dica. bju
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Mila!

    Ainda não li esse livro, mas por ter estudado em um colégio Jesuíta sei bastante sobre a doutrina de Santo Inácio e sua estória (apesar de já não me lembrar mais de muitas coisas).

    Gostei do livro! Acho que talvez o leia alguma dia! :)

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. geralmente não leio livros desse gênero,mas você parece ter gostado tanto que acho que vou dar uma chance a ele.

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Menina, confesso que esse não é o estilo de livro que eu normalmente eu escolheria, mas se você gostou deve ser bom mesmo.

    ResponderExcluir
  12. atualmente não esotu muito na onda do autoajuda não, mas enfim quem sabe leria

    ResponderExcluir
  13. Não curto auto-ajuda, mas esse livro parece antes de tudo ser muito envolvente. Curti sua resenha e até me animaria a ler.
    Beijinhos
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/03/promocao-pascoa-com-livros.html

    ResponderExcluir
  14. Não é o meu estilo, mas achei alguns pontos interessantes.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Mila, sua resenha está ótima e empolgante. Dá pra sentir o quanto você gostou do livro. Eu não curto muito este estilo, mas acho válido a gente pegar um desses para ler de vez em quando. As vezes eles são surpreendentes. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!