em 17 de abril de 2012

Resenha Em Chamas
Jogos Vorazes - Livro 2

 
*SINOPSE COM SPOILERS! NÃO LEIA SE AINDA NÃO LEU O 1º LIVRO DA TRILOGIA: JOGOS VORAZES*

 Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estréia prevista para março de 2012. Depois de os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.


__________________________________

Resenha feita por Halarek, meu namorado que gentilmente aceitou meu convite!! ^^

Há muitos anos, não encontro um livro que tenha conseguido intervir em mim como ‘Jogos Vorazes’ fez. Desse modo tão logo foi possível corri em busca do livro Em Chamas para ler. IMPORTANTE SPOILLERS sobre o primeiro livro, então cuidado em prosseguir.
A cada 25 anos está previsto uma edição especial dos Jogos Vorazes, esta previsão inclui uma serie de regras especiais para o cenário onde os jogos ocorreram, E é dentro das regras descritas para essa edição especial dos Jogos, que acontece o mais inesperado com a Jovem Katniss, e o Jovem Peeta Mellark.
Katniss começa um pouco perdida em seu distrito, como ela havia imaginado em determinado momento dos jogos, ela se sente perdida em sua “nova” vida, continua tanto quanto possível suas aventuras pela floresta, mas infelizmente conta cada vez menos com a companhia do seu “amigo” Galle que agora trabalha nas minas de Carvão, e retornar da floresta para a sua casa na aldeia dos vitoriosos parece um grande contraste.
Ainda no meio dessa adaptação nossa protagonista recebe a inusitada visita de ninguém menos do que o presidente Snow, ele deixa claro para Katniss que se ela criar qualquer tipo de problemas não apenas ela será prejudicada mas, também sua família, amigos, distrito, e qualquer um que possa estar envolvido com ela, logo apos isso ocorre a turnê da vitoria, onde podemos vislumbrar o inicio das rebeliões contra a capital e alguns dos absurdos dos quais a Capital é capaz de cometer, as atrocidades que ocorrem apenas entre os participantes dos Jogos no primeiro livro, agora começam a ser mostradas cometidos pela Capital, mas não se anime, muito pouco é mostrado sobre os “levantes”.
Voltar para o distrito 12 após a turnê não é mais cômodo, muitas mudanças se apresentam, inclusive a mudança do chefe dos pacificadores da cidade, o que gera uma mudança profunda para todos no distrito, as transações no prego antes ignoradas passam a ser seriamente castigadas. Em um dos passeios pela floresta Katniss, fica sabendo de um boato que pode mudar completamente o rumo de qualquer rebelião, uma organização entre rebeldes, com armas, e um esconderijo no mínimo curioso.
É na segunda parte do livro que é despertado em nós todo o ódio possível que um espectador pode sentir de um vilão, se você é daqueles que realmente se emociona com as obras, com certeza, vai sentir vontade de estar dentro desse período, para revoltar-se contra a Capital pessoalmente, e poder ajudar na causa. Embora Katniss comece a demonstrar um pouco mais de desejo de fazer algo ela mesma contra a Capital, tudo ainda é um pouco contido para ela porque teme por sua mãe e irmã.
Na terceira parte recebemos mais uma edição dos jogos, sendo tão empolgante como jamais poderíamos imaginar, aquela típica “enrolação” comum em qualquer obra, é quase completamente suprimida nesse trecho, onde cada linha lida tem um sentido. E mesmo nos momentos em que a ação é o ponto alto, tudo faz sentido, cada armadilha, cada elo criado, ou não, faz um sentido absurdo (talvez não no momento exato, mas com certeza fará).
E assim, com tantas surpresas sendo jogadas pagina após pagina, o livro atinge seu clímax, e quando tudo parecia começar a ficar sem sentido, uma surpresa maior ainda ocorre, e somos tragados para dentro da historia.
Se você gostou de ‘Jogos Vorazes’ e percebeu como existe filosofia por traz de tudo, se percebeu como é grande a critica que o livro faz a nossa sociedade consumista e aos nossos ridículos reality shows contemporâneos, vai adorar ler ‘Em Chamas’, e se não percebeu, esta na hora de rever o livro.

Halarek Nemo Lebeal



Beijinhos meus amigos e amigas ^^

13 comentários

  1. Ah, que legal a invasão do seu namorado por aqui. Todo mundo sabe que eu não gosto de JV. Não vejo nada de tão especial nele, sabe? Não tem brilho pra mim. E sim, falo da trilogia toda rs. Mas ainda gosto de ler as resenhas.
    Beijinhos.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    eu to doida pra ler esse livro, mas não quero ler pela internet aí até eu comprar fica difícil ://

    Bjs,
    http://darkening.freetzi.com/

    ResponderExcluir
  3. Que nome diferente, ele escreve muito bem.

    Estou louca pra ler a série, mas sou a unica atrasada que ainda não leu. UASHUAUUSAUHUHSHAU

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  4. Ah, não posso ler sua resenha! >< Ainda não li o segundo livro da série, mas tenho certeza que está muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, apesar das exposições garanto que não coloquei absolutamente nada que pudesse comprometer a leitura, porque sei que tem gente que não consegue ficar sem ler uma resenha... Então tomei bastante cuidado.
      ^_^

      Excluir
  5. Muitas pessoas estão falando bem dessa série. Eu ainda não li nada e nem vi filme...vamos ver se consigo! kk
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Estou ansiosa para ler "Em Chamas", não ia ler a resenha, pois contém spoiler, mas não resisti, muito bem escrita a resenha do seu parceiro, me animei ainda mais a continuar a leitura da série.
    Parabéns Mila!
    Beijinhos
    Viviane
    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/04/resenha-cruzando-o-caminho-do-sol.html

    ResponderExcluir
  7. Pulei a resenha, porque apesar de eu amar spoliers esse é um livro que quero ler por mim mesma, acho que ainda esse ano vou comprar essa trilogia e ler tudo em uma tacada só.

    Como eu já disse, está difícil fazer visitas, não só no seu blog, mas no de todo mundo.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  8. Sabe? A capa dele não me agrada, a história parece bem bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa dele tem uma simbologia muito grande, depois da uma olhada em um site chamado jogos vorazes BR. Eles tem uma sessão com as capas dos livros ao redor do mundo, de repente você acha uma que te motive a ler...^^

      Excluir
  9. Olá, tudo bom ?
    Minha primeira visita aqui e adorei tudo.
    Continue assim, espero voltar mais vezes.

    Estou lendo Jogos Vorazes ainda e por isso não irei ler sua resenha, quero ler Em Chamas sem nenhum spoiler e sem saber nada do que acontece, me arrependi de assistir o filme antes de ler o livro.

    Abraço
    Caio Rodrigues

    Se puder visitar meu blog...
    http://linhasdeencanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que chique, resenha do namorado!

    Eu li Jogos Vorazes há pouco tempo, e estou ansiosa pela continuação também, pena que me proibi de comprar qualquer coisa. Vou ter que esperar um pouquinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Só agora pude ler porque já terminei de ler a trilogia e estava com muito medo de spoilers. Mas até que não entrega muito do segundo livro não.

    No post que fiz no meu blog (http://hipercriativa.blogspot.com.br/2012/03/sessao-pipoca-jogos-vorazes.html) fiz exatamente uma crítica aos reality shows que algumas emissoras insistem em enfiar guela abaixo dos telespectadores que acho, em muitos casos, não conseguem mais evitar consumir tal porcaria.
    Meu medo é do dia em que apenas o confinamento dos participantes passe a ser tedioso e eles começarem a lutar de verdade para o deleite do público.

    É uma trilogia que eu recomendo a todos!

    Beijussss;

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!