em 13 de janeiro de 2012



Sexta Feira 13?!

Se é motivo de fobia para os supersticiosos ou não, ainda há quem não saia de casa neste dia, mais pêra aí, será mesmo??
Imortalizada por Jazon Voorhees na série de filmes de terror que tanto conhecemos como sexta feira 13, o dia tornou-se ícone de má sorte, ainda que não se saiba de onde originou-se tal mito ao redor do número, as explicações estão espalhadas pelo mundo.
Entre os cristãos, reza a lenda que a maldição estaria na Última Ceia, quando Jesus Cristo, antes de ser crucificado(em uma sexta-feira), ceiou ao lado dos doze apóstolos -  totalizando 13 pessoas à mesa. Outra explicação remonta ao século XII, quando o rei da França, Felipe IX, tendo seu poder ameaçado pela influência da igreja pediu filiação à prestigiada Ordem Religiosa dos Cavaleiros Templários. Com a recusa de sua entrada, o rei teria ordenado a perseguição dos templários em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Outra crença, ainda mais mística, relata o grande banquete do deus Odin. Ofendido por não ter sido convidado para o evento que reunia 13 divindades, Loki – o deus da discórdia e do fogo – foi à reunião e promoveu uma enorme confusão.
Apesar de tantos infortúnios associados à data, há quem acredite que ela não é indício de má, mas boa sorte! Entre os argumentos dos otimistas está o fato da soma dos números que compõem o 13 resultar no número quatro – símbolo de prosperidade.
Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-feira 13. A maior festa acontece no castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada.

Então, que tal escolher um bom livro do gênero entre as 13 dicas abaixo? Você também pode comentar este post dando suas próprias sugestões. Boa leitura e uma sexta-feira 13 de muita sorte! 


Coloquei os links dos livros no skoob e seus nomes, caso alguem se interesse...
Ametista

nemesis

nascida á meia noite

a guardiã da meia noite

strange angels

http://www.skoob.com.br/livro/1005
quem tem medo do medo escuro?

ecos da morte

o caso Laura

alma p levar

fire

Insaciavel

sete vidas

descoberta das bruxas


Beijinhos!! Se alguem tiver dicas, sinta-se à vontade....
E Boa sorte nesta Sexta Feira 13....








14 comentários

  1. Antes Que Eu Vá se passa numa sexta-feira, 12 de fevereiro!

    ResponderExcluir
  2. Um livro bom para se ler na sexta-feira 13 é um da série derivada de Formaturas Infernais.
    ~Formaturas Infernais
    ~Amores Infernais
    ~Beijos Infernais

    Beijos, Paati'
    http://livros-resenhados.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ai.Meu. Deus!
    Que post mais interessante! Muito bem bolado, parabéns!
    Bem, desses livro citados acima, já li Strange Angels - Dru durona, rs rs.
    Gostaria de le Nascida a meia-noite e Sete vidas!!
    Outro livro legal pra se ler hoje seria Minha Alma para levar!

    Apesar de hoje ser um dia contado como "Macabro", eu estou lendo Radiante!

    Beijos, até mais, boas leituras, e sorte nessa sexta feira 13, rs.

    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uau..quantas opções ótimas!!Entre os citados,acho que vou de Insaciável,Nêmesis e Minha Alma para levar...
    Muito show o post!!To indo adicionar alguns na minha estante!
    Bjs!Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  5. Ahhh, quero ler todos.
    Ganhei Nascida à meia-noite num blog, mas não chegou ainda. Alguns eu tenho, mas outros estão na listinha.
    Eu não levo muito a sério esse negócio de sexta-feira 13. Pra mim não passa de um dia como outro qualquer.
    Mas gostei do post, não conhecia estes fatos históricos que se relacionam com o dia.

    Beiijos

    Tela
    penseiraliteraria.blgospot.com

    ResponderExcluir
  6. Ei Mila,

    Legal a sugestão, eu já li vários da lista. A descobertas das bruxas eu amooo de paixão, Ecos da morte eu adorei tbm.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto da sexta-feira 13.
    Principalmente pelos filmes e livros, rs.
    Dos livros citados, eu quero ler a descoberta das bruxas!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Já li 'Quem tem medo do escuro' do Sidney Sheldon. :)
    Boa sexta-feira 13 pra todo mundo! E que seja cheia de boas leituras! ;)


    saocoisasdesiguais.blogspot.com
    @desiguaisblog

    ResponderExcluir
  9. Eu adorooo essa data! Não acredito que o número 13 seja símbolo da má sorte... aprendi a gostar dele depois que esse passou a ser o meu número de chamada na escola, rsrs
    Adorei a sua seleção de livros! De todos eu só li o "Strange Angels", mas deve ter pelo menos uns 6 aí que estão na minha wishlist no momento :P
    Um livro que eu SUPER indico é "A Estrada", do Joe Hill. Nunca senti tanto medo na minha vida! rs

    Adoreii o blog, parabéns mesmo :)

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  10. Já li Ecos da Morte e Strange Angels (que por sinal é uma das minhas séries favoritas) e estou doida atrás de Sete Vidas e Nascida a Meia Noite! Mas eu recomendo a série Os Vampiros de Morganville!

    Haha' aproveitando que você passou lá no blog e falou deles! Acabei de terminar o segundo, Amo amo ♥

    Amei o post! Adoro esse tipo de livro =D
    Seguindo já!

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/

    ResponderExcluir
  11. Acho que eu ficaria com Ecos da Morte. Estou louca para ler esse livro!

    ResponderExcluir
  12. rsrsrsrs ainda não li nehum! Mais super gostei do post, e as dicas!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  13. Ahh! Eu sou vampira, então essa data é mágica pra mim, nada de superstições e medinhos...adoro.
    Legal as dicas dos livros, adorei *.*

    Beijos
    Vivi

    ResponderExcluir

Ola!
Agradeço pelo comentário!
Beijinhos Carinhosos!